Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip

Relatos da mídia social chinesa indicam que a fornecedora de hardware Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip.

O fabricante da linha Orange Pi de computadores de placa única planeja se expandir para o crescente espaço de PCs para jogos portáteis.

De acordo com vários relatos da mídia social chinesa, a empresa está desenvolvendo pelo menos dois portáteis com processadores AMD Ryzen, além de um modelo de menor custo com processador Rockchip RK3588S que ainda deve ser bom o suficiente para jogos móveis, emulação e nuvem. jogos.

Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip

Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip
Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip

Espera-se que o portátil mais poderoso da empresa apresente um processador AMD Ryzen 7 7840U, que está se tornando popular entre os fabricantes de PCs portáteis para jogos. O chip de 15-30 watts possui 8 núcleos de CPU Zen 4, 12 unidades de computação RDNA 3.

Também é basicamente o mesmo chip que o AMD Ryzen Z1 Extreme usado no Asus ROG Ally (as principais diferenças são que o Z1 Extreme não possui um acelerador AI dedicado e possui alguns ajustes personalizados para enfatizar a eficiência de energia).

A expectativa é que o portátil de primeira linha da Orange Pi tenha 16 GB de RAM, 512 GB de armazenamento e software Windows.

Embora os primeiros relatórios em sites chineses tenham sugerido um preço de 3.499 CNY (cerca de US $ 506) para este modelo, a Orange Pi entrou em contato para me informar que o preço final ainda não foi determinado, mas as chances são de que será significativamente maior.

Para fins de comparação, um Asus ROG Ally com especificações semelhantes é vendido por US$ 700.

A Orange Pi espera lançar oficialmente este dispositivo portátil em outubro.

A empresa também planeja oferecer dois modelos de baixo custo.

O primeiro é basicamente outro portátil com tecnologia AMD, mas em vez de um processador Ryzen 7 7840U, esta versão terá 8 núcleos de CPU Zen 3+ e 12 unidades de computação gráfica RDNA 2.

O portátil mais acessível contará com um processador Rockchip RK3588S, que é um chip baseado em ARM com 4 núcleos de CPU Cortex-A76, 4 núcleos Cortex-A55, gráficos Mali-G610 MP4 e uma unidade de processamento neural com até 6 TOPS de AI desempenho.

De acordo com novas fotos e detalhes postados pelo NITTRX, o portátil com ARM terá um design mais compacto, medindo 234 x 107 x 13,9 mm, enquanto as versões com chips AMD serão um pouco mais volumosas, com 259 x 107 x 19,9 mm.

Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip
Orange Pi lançará consoles portáteis com chips da AMD e Rockchip

Mas, além de um processador de alto desempenho e suporte para Windows, parece que os modelos com chips x86 da AMD também apresentarão trackpads semelhantes ao Steam Deck que teoricamente poderiam facilitar a navegação no Windows ou jogar jogos projetados para entrada do mouse.

O modelo movido a ARM, por sua vez, reduzirá custos ao omitir alguns recursos, como as luzes de LED sob os joysticks.

Um terá um processador AMD Ryzen 7 6800U com núcleos de CPU Zen 3+ e gráficos RDNA 2, enquanto o outro é o modelo RK3588S mencionado anteriormente, que deve ser o mais acessível do grupo.

Ainda não há detalhes sobre o tamanho da tela, resolução ou outras especificações importantes. Mas algumas fotos dos próximos portáteis fornecem alguns detalhes adicionais.

Espera-se que eles apresentem manípulos analógicos duplos, um D-Pad, botões de ação e gatilhos de ombro, bem como mais dois botões na parte de trás do sistema. Você também pode ver os botões Iniciar e Selecionar, bem como o que parece ser um menu e aplicativos recentes ou botões do alternador de aplicativos.

As portas incluem um fone de ouvido de 3,5 mm, leitor de cartão microSD e três portas USB, incluindo pelo menos uma porta USB-C.

Há também um ventilador para resfriamento ativo, um sensor de luz ambiente, um microfone e uma câmera traseira, o que é incomum de encontrar nesse tipo de dispositivo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.