Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Pangolin Mobile é a nova interface de usuário para smartphones

Phosh, Plasma Mobile ou Lomiri? Não. O Pangolin Mobile é a nova interface de usuário para smartphones. Saiba um pouco mais sobre ela.

A maioria das distribuições Linux projetadas para rodar em smartphones usa as interfaces de usuário Phosh, Plasma Mobile ou Lomiri, embora existam algumas outras opções… e agora, há mais uma: Pangolin Mobile.

Pangolin Mobile é a nova interface de usuário para smartphones

Pangolin Mobile é a nova interface de usuário para smartphones

Pangolin Mobile é um shell móvel de código aberto projetado para dahliaOS, uma operação de kernel dual que pretende combinar “o melhor do GNU/Linux e Fuchsia OS”, com suporte para uma variedade de dispositivos, incluindo laptops, desktops, mini PCs (como o Raspberry Pi) e smartphones (como o PinePhone).

Os desenvolvedores do dahliaOS estão trabalhando para portar o sistema operacional para rodar no PinePhone, mas a interface de usuário do Pangolin Mobile já está disponível para uso com outros sistemas operacionais.

Os desenvolvedores lançaram uma versão inicial do Pangolin Mobile que pode ser instalado no Arch Linux para o PinePhone, dando a você acesso ao shell e sua tela inicial, gaveta de aplicativos, notificações e alguns aplicativos, incluindo uma calculadora.

Mas é um trabalho em andamento neste ponto. Entre outros problemas, o Pangolin Mobile para PinePhone com Arch Linux não oferece suporte a gráficos acelerados por hardware, e isso significa que, embora seja uma interface de usuário atraente, também é muito lenta.

https://twitter.com/EnderNightLord/status/1371731146191466496

A interface do usuário foi criada usando o kit de ferramentas Flutter UI do Google, e uma das coisas que torna o dahliaOS diferente de outras distribuições GNU/Linux é que ele foi projetado para ser executado em um kernel Linux ou no kernel Zircon desenvolvido pelo Google para seu sistema operacional Fuchsia.

Como o dahliaOS para o PinePhone provavelmente usará o kernel Zircon, não é tecnicamente uma distribuição Linux.

Mas será um sistema operacional de código aberto, e componentes como o shell do Pangolin Mobile também serão de código aberto, o que significa que podem ser usados ​​com outros sistemas operacionais como o Arch.

Agora, alguém só precisa descobrir como adicionar aceleração de hardware para tornar o Pangolin Mobile mais utilizável no PinePhone.

Sair da versão mobile