PAPPL 1.3 lançado com melhorias no gerenciamento de trabalhos

E foi lançado o PAPPL 1.3 com melhorias no gerenciamento de trabalhos de impressão, impressão de imagens. Confira as novidades dessa importante atualização.

PAPPL é um framework/biblioteca simples baseada em C para desenvolver aplicativos de impressora CUPS, que são a substituição recomendada para drivers de impressora convencionais.

Foi desenvolvido para suportar qualquer tipo de impressora ou driver que possa ser utilizado em desktops, servidores e em ambientes embarcados.

PAPPL suporta JPEG, PNG, PWG Raster, Apple Raster e impressão “raw” para impressoras conectadas via USB e conexões de rede (AppSocket/JetDirect).

O PAPPL fornece um serviço IPP Everywhere, AirPrint e Mopria incorporado que fornece acesso a impressoras localmente ou em toda a sua rede.

O PAPPL é licenciado sob a Apache License Version 2.0 com uma exceção para permitir a vinculação ao software GPL2/LGPL2 (como versões anteriores do CUPS), para que possa ser usado livremente em qualquer projeto que você desejar.

O PAPPL está ajudando a acelerar a adoção do IPP Everywhere e tornando mais fácil para os desenvolvedores dar suporte a outros programas de licenciamento baseados em IPP, como AirPrint™ e Mopria.

Ele requer Microsoft® Windows 10 ou superior ou um sistema operacional host compatível com POSIX, como Linux, macOS, QNX ou VxWorks.

Agora, o desenvolvedor líder do servidor de impressão CUPS, Michael Sweet, anunciou o lançamento do PAPPL 1.3.

Novidades do PAPPL 1.3

PAPPL 1.3 lançado com melhorias no gerenciamento de trabalhos
PAPPL 1.3 lançado com melhorias no gerenciamento de trabalhos

Com o PAPPL 1.3, a Sweet concentrou-se em melhorias relacionadas ao gerenciamento de trabalhos de impressão, impressão de imagens, localização e melhorias de configuração.

O PAPPL 1.3 adiciona registro de depuração em torno do gerenciamento de dispositivos, suporte para retenções e liberações de trabalhos, suporte para dimensionamento de imagens PNG que depende de dados de resolução incorporados, suporte para banners localizados na parte superior da impressora e páginas da Web do sistema, várias novas APIs, suporte ao compilador ThreadSanitizer com GCC e Clang, conformidade com o novo protótipo de especificação PWG 5100.13 e uma ampla variedade de correções de bugs.

Para saber mais sobre essa versão do PAPPL, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o PAPPL

Para aqueles que estão interessados ​​em poder instalar este utilitário em seu sistema, eles podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo (validos para sistemas baseados em Debian).

A primeira coisa que eles devem fazer é abrir um terminal e nele eles vão digitar o seguinte para poder instalar todas as dependências necessárias:
sudo apt-get install build-essential libavahi-client-dev libcups2-dev \
libcupsimage2-dev libgnutls28-dev libjpeg-dev libpam-dev libpng-dev \
libusb-1.0-0-dev zlib1g-dev

Agora vamos baixar a última versão estável do PAPPL com o comando abaixo:
wget https://github.com/michaelrsweet/pappl/releases/download/v1.3.0/pappl-1.3.0.zip

Em seguida, descompacte e prossiga para compilar o código-fonte com estes comandos:
./configure
make

Por fim, faça a instalação com o comando abaixo:
sudo make install

Feito isso, você pode consultar a documentação para conhecer o uso do PAPPL.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.