Parrot OS 5.3 lançado com Kernel 6.1 LTS, MATE 1.24.1, e mais

E foi lançado o Parrot 5.3 com Kernel 6.1 LTS, MATE 1.24.1, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Parrot (anteriormente Parrot Security OS) é uma distribuição baseada em Debian e orientada à segurança, com uma coleção de utilitários projetados para testes de penetração, análise forense de computadores, engenharia reversa, hacking, privacidade, anonimato e criptografia.

Esse sistema é uma distribuição de release, foi desenvolvido pela Frozenbox, e vem com o MATE como o ambiente de desktop padrão.

Agora, a ParrotSecurity anunciou a disponibilidade geral da distribuição Parrot 5.3, trazendo ferramentas atualizadas e novos recursos.

Novidades do Parrot 5.3

Parrot OS 5.3 lançado com Kernel 6.1 LTS, MATE 1.24.1, e mais
Parrot OS 5.3 lançado com Kernel 6.1 LTS, MATE 1.24.1, e mais

O Parrot OS 5.3 é a terceira parcela da série Parrot OS 5 ‘Electro Ara’, chegando dois meses e meio depois do Parrot OS 5.2.

Esta nova versão ainda usa o ambiente de desktop MATE 1.24.1 por padrão para o carro-chefe Parrot Security Edition e é baseado na última série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.

A maior mudança nesta versão é a implementação de um kernel mais recente, ou seja, a série Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo como uma grande atualização da série de kernel Linux 6.0 usada na versão anterior.

Como você pode imaginar, isso significa que agora você poderá instalar o Parrot OS em hardware onde não era possível antes, principalmente devido à falta de drivers. Isso também é uma boa notícia para os sistemas existentes, que receberão um aumento de desempenho bem merecido.

O Parrot OS 5.3 também traz dispositivos de máquina virtual prontos para uso para arquiteturas de 64 bits (amd64) e AArch64 (arm64).

Os dispositivos de 64 bits estão disponíveis no formato OVA para o software de virtualização VirtualBox e VMWare, enquanto o dispositivo ARM de 64 bits está disponível para o aplicativo UTM (Apple Silicon), que usa o popular software emulador de máquina QEMU.

Os desenvolvedores ainda não compartilharam uma postagem no blog sobre outros novos recursos ou melhorias implementadas no lançamento do Parrot OS 5.3, mas tenha certeza de que os novos ISOs são embalados com todas as atualizações e correções de segurança mais recentes para uma camada extra de segurança e desempenho.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Parrot 5.3

A imagem ISO do Parrot 5.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O Parrot está disponível em várias edições para diferentes necessidades e arquiteturas, incluindo Parrot Security Edition, Parrot Home Edition, Hack The Box Edition, Architect Edition, Raspberry Pi Edition, bem como como várias edições Cloud.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.