Parrot 5.2 lançado com melhor suporte a Raspberry Pi e kernel 6

E foi lançado o Parrot 5.2 com melhor suporte a Raspberry Pi e kernel 6, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Parrot (anteriormente Parrot Security OS) é uma distribuição baseada em Debian e orientada à segurança, com uma coleção de utilitários projetados para testes de penetração, análise forense de computadores, engenharia reversa, hacking, privacidade, anonimato e criptografia.

Esse sistema é uma distribuição de release, foi desenvolvido pela Frozenbox, e vem com o MATE como o ambiente de desktop padrão.

Agora, a ParrotSecurity anunciou a disponibilidade geral da distribuição Parrot 5.2, trazendo ferramentas atualizadas e novos recursos.

Novidades do Parrot 5.2

Parrot 5.2 lançado com melhor suporte a Raspberry Pi e kernel 6
Parrot 5.2 lançado com melhor suporte a Raspberry Pi e kernel 6

O Parrot Security OS 5.2 é a segunda atualização menor da série Parrot 5.0 Electro Ara que segue um modelo de lançamento de suporte de longo prazo (LTS) e é baseado na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 Bullseye.

O novo modelo de lançamento LTS do Parrot 5.0 não promete grandes mudanças, mas atualizações de segurança extremamente rápidas por pelo menos dois anos a partir do lançamento (março de 2022) para garantir a máxima estabilidade e confiabilidade.

Além disso, o sistema oferece um modelo de liberação contínua para todas as ferramentas de segurança.

Como tal, o Parrot Security OS 5.2 está aqui para atualizar a versão do kernel Linux 5.18 usado na versão anterior, Parrot Security OS 5.1, para o kernel Linux 6.0, que inclui drivers sem fio para várias placas Broadcom e Realtek que não são suportadas por Debian.

Infelizmente, o kernel Linux 6.0 chegou ao fim da vida no início deste ano e não é mais suportado. Se o pacote do kernel usado pelo Parrot Security OS receber patches de segurança, você não precisará atualizar o kernel até que a próxima versão do sistema operacional seja lançada.

Outras mudanças nesta versão incluem um instalador Calamares aprimorado para corrigir problemas comuns de instalação, melhor suporte para pontes Tor na popular ferramenta de anonimato Anonsurf construída internamente e o servidor multimídia PipeWire foi atualizado para uma versão mais recente portada do Debian Backports.

As imagens do Raspberry Pi também foram atualizadas nesta versão para melhorar o desempenho do sistema e corrigir problemas com os drivers de áudio. Além disso, a edição HackTheBox do Parrot Security OS recebeu pequenas atualizações gráficas.

Como esperado de uma nova versão ISO, o Parrot Security OS 5.2 inclui muitos pacotes atualizados para resolver bugs importantes e problemas de segurança e fornecer uma imagem atualizada àqueles que desejam instalar a distro de hacking ético em novos computadores.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Parrot 5.2

A imagem ISO do Parrot 5.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O Parrot está disponível em várias edições para diferentes necessidades e arquiteturas, incluindo Parrot Security Edition, Parrot Home Edition, Hack The Box Edition, Architect Edition, Raspberry Pi Edition, bem como como várias edições Cloud.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.