Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Participação de mercado do Linux continua crescendo e crescendo

De acordo com os dados do NetMarketShare, a participação de mercado do Linux continua crescendo e crescendo. Entenda como isso está acontecendo.

Enquanto muitos acreditam que o Windows foi, é e continuará sendo a escolha preferida na área de trabalho, as estatísticas mais recentes de participação de mercado mostram que o sistema operacional da Microsoft está lenta mas seguramente perdendo espaço no mundo dos PCs.

E embora o macOS da Apple ainda seja considerado uma alternativa sólida, porém cara (do ponto de vista de hardware) ao Windows, 2020 está gradualmente se tornando o ano do Linux.

Há muito tempo o Linux é descrito como rival do Windows, apenas que sua adoção estagnou mais ou menos a um nível que permitiu à Microsoft sempre ter certeza de que seu domínio de desktop sobreviveria a longo prazo.

Em outras palavras, a base de instalação do Linux, especialmente no mercado consumidor, nunca melhorou em um ritmo que ameaçaria a posição de liderança do Windows no mercado de sistemas operacionais.

E agora tudo está mudando, à medida que o Linux cresce e cresce, e nada parece impedi-lo de alcançar novos recordes de adoção nos próximos meses.

A participação de mercado do Linux continua crescendo e crescendo

Participação de mercado do Linux continua crescendo e crescendo

O fim do suporte do Windows 7, anunciado em janeiro deste ano, foi um grande ponto de virada para o Linux, pois alguns daqueles cujos dispositivos foram deixados sem atualizações decidiram entrar no mundo não Windows e experimente o Ubuntu, o Linux Mint, o elementary OS ou uma distribuição diferente.

E, sem dúvida, isso ajudou a adoção do Linux em geral, além de afetar a participação de mercado do Windows.

Os dados fornecidos pelo NetMarketShare praticamente falam por si.

O Linux começou o ano com uma participação de mercado de apenas 1,47% em janeiro, enquanto o Windows estava executando em nada menos que 88,14% dos computadores de mesa no primeiro mês de 2020.

Em fevereiro, o Linux aumentou para 1,81%, enquanto o Windows também registrou um pequeno salto para 88,21%, e acredita-se que ambos os sistemas operacionais tenham se beneficiado do final do suporte do Windows 7.

O Linux, no entanto, caiu massivamente para 1,36% em março, enquanto o Windows registrou um aumento importante para 89,21%, apenas para que as coisas voltassem à tendência anterior em abril, quando o Linux saltou para 2,87%, com o sistema operacional da Microsoft caindo para 86,92%.

O crescimento do Linux não parou por aqui. Em maio deste ano, o Linux atingiu 3,17%, com o Windows caindo ainda mais para 86,69%. E, finalmente, junho trouxe outro aumento do Linux, desta vez para 3,61%, enquanto o Windows estagnou em 86,69%.

Portanto, nos primeiros seis meses do ano, o Linux aumentou sua participação de mercado em até 2,14%, enquanto o Windows caiu 2,52% (a partir de seu pico em março).

Obviamente, isso reduziu a diferença entre os dois sistemas operacionais e, se a mesma tendência for mantida, há uma boa chance de o Linux se tornar a segunda plataforma de desktop mais popular, mais cedo ou mais tarde.

É desnecessário será dizer que o Linux ainda tem um longo caminho a percorrer antes que possa ameaçar a supremacia do Windows no mundo dos desktops, mas todos esses números que continuam melhorando a cada mês são a prova viva de que mais e mais usuários consideram a alternativa que a Microsoft nunca desejou. .

E, é claro, embora a Microsoft não tenha motivos para se preocupar a curto prazo, uma participação no mercado de melhoria contínua para Linux não apenas mostra que mais usuários estão tentando, mas também que todo o ecossistema está crescendo.

E isso envolve desenvolvedores e empresas, com o Linux se tornando o sistema operacional preferido para mais aplicativos e dispositivos que vêm com ele pré-carregados.

No final, além dos jogos, algo que está sendo aprimorado enquanto falamos, basicamente não há motivo para alguém no Windows se recusar a experimentar o Linux.

Existem diferenças, é verdade, e encontrar alternativas para os aplicativos do Windows usados ​​anteriormente leva algum tempo, mas no final, mais e mais usuários parecem descobrir que fazer a coisa toda vale totalmente a pena.

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo