Patentes da Apple complicam o Open Screen Protocol do W3C

Entenda como que algumas patentes da Apple complicam o Open Screen Protocol do W3C, a iniciativa que quer que páginas web possam gerar telas secundárias.

O W3C tem trabalhado no “Open Screen Protocol” (Protocolo Tela Aberta) como parte de seu Grupo de Trabalho da Segunda Tela.

Esse esforço tem como objetivo ter um padrão da web para que as páginas da web possam gerar telas secundárias para exibir o conteúdo da web.

Infelizmente, os planos estão sendo complicados por uma série de patentes de software concedidas à Apple.

Patentes da Apple complicam o Open Screen Protocol do W3C

Patentes da Apple complicam o Open Screen Protocol do W3C
Patentes da Apple complicam o Open Screen Protocol do W3C

O Open Screen Protocol foi publicado como um rascunho de trabalho no início deste ano e destina-se a permitir que conteúdo/sites da web interajam com telas secundárias, como para controlar TVs conectadas à Internet, dongles HDMI, alto-falantes inteligentes e outros conectores secundários à Internet dispositivos.

Esta especificação define um conjunto de protocolos de rede que permite que dois agentes de usuário implementem a API de apresentação e a API de reprodução remota de maneira interoperável. Isso significa que um desenvolvedor da Web pode esperar que essas APIs funcionem conforme o esperado ao conectar dois dispositivos de implementações independentes do Open Screen Protocol.

O Open Screen Protocol é uma implementação específica dessas duas APIs, o que significa que ele não trata de todas as maneiras possíveis de navegadores e telas de apresentação para oferecer suporte a essas APIs. O protocolo de tela aberta oferece suporte especificamente a navegadores e monitores conectados por meio da mesma rede local. Ele permite que um navegador apresente um URL, inicie a reprodução remota de um elemento de mídia HTML e transmita dados de mídia para outro dispositivo.

O Open Screen Protocol deve ser extensível, de modo que recursos adicionais possam ser adicionados ao longo do tempo. Isso pode incluir acréscimos a APIs da Web existentes ou novas APIs da Web.

O rascunho de trabalho do Open Screen Protocol pode ser encontrado em W3.org.

Infelizmente, esses esforços estão sendo frustrados agora por várias patentes da Apple.

O W3C anunciou que precisa formar um grupo consultivo de patentes (PAG) para que seu grupo de trabalho da segunda tela trabalhe com essas questões.

O W3C tem uma política em vigor para estabelecer um grupo consultivo de patentes ao tomar conhecimento de patentes que podem ser essenciais para seus esforços, mas não estão disponíveis sob uma licença livre de royalties.

O grupo consultivo de patentes publicou uma lista de patentes que atualmente causam problemas para o Open Screen Protocol e todas detidas pela Apple.

Entre essas patentes estão o host configurado para interoperação com dispositivo reprodutor de mídia acoplado, sincronização de apresentação de mídia em vários destinatários, dispositivo de mídia de rede e outros.

O grupo consultivo de patentes tentará resolver os problemas ou sugerir ao grupo de trabalho que considere redesenhar as partes afetadas pelas reivindicações patenteadas, ou mesmo encerrar/rescindir o trabalho na especificação.

Mais detalhes sobre a abordagem do PAG por meio da política de patentes do W3C.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.