Patrocínios financiados por organizações chegou ao GitHub Sponsors

Para ajudar ainda mais a manter projetos abertos, o GitHub anunciou que os patrocínios financiados por organizações chegou ao GitHub Sponsors.

Lançado em 2019 com o objetivo de ser um ecossistema de código open source mais sustentável, o GitHub Sponsors permite que pessoas e organizações mantenedoras de open source recebam patrocínio para continuar desenvolvendo seus trabalhos.

Desde então, mais de US$ 33 milhões foram investidos em open source em 68 regiões do mundo.

Agora, o GitHub anunciou a disponibilidade geral do GitHub Sponsors para patrocínios financiados por organizações, além de atualizações da garantia de sustentabilidade do programa por meio de novas taxas e um novo recurso para patrocínio em massa.

Patrocínios financiados por organizações chegou ao GitHub Sponsors

Patrocínios financiados por organizações chegou ao GitHub Sponsors
Patrocínios financiados por organizações chegou ao GitHub Sponsors

A líder de produtos do GitHub Sponsors, Jessica Lord, explica que o hoje mundo depende do open source, e além de estar presente na vida cotidiana, também se expande para o mercado de trabalho voltado para as pessoas desenvolvedoras.

Jessica afirma que:

“Apesar do financiamento por meio de fundações, a maioria das pessoas que contribuem com open source ainda não recebem apoio financeiro suficiente para se manterem na carreira, o que demonstra que muitas, especialmente de grupos sub-representados, não podem trabalhar com isso sem ter que arcar com um custo pessoal. Por isso, o objetivo do GitHub é continuar possibilitando que as pessoas construam carreiras no open source.”

“Começamos dando a oportunidade para que indivíduos patrocinassem os projetos e mantenedores em que confiam, mas hoje a maior parte da demanda vem das organizações e elas estão cada vez mais interessadas em apoiar os projetos dos quais dependem”, explica Jessica Lord.

Com este anúncio, o GitHub espera acabar com o gap no setor e possibilitar que empresas patrocinem os muitos projetos e pessoas mantenedoras das quais dependem.

Durante a versão beta, o GitHub notou um crescimento no financiamento direto de 3.500 organizações parceiras, como AWS, American Express, Shopify e Mercedes Benz.

E em 2022, quase 40% dos financiamentos de patrocínio vieram de organizações, com cada patrocínio financiado por organização valendo em média quase 15 vezes mais do que o patrocínio individual médio.

Wolfgang Gehring, FOSS Ambassador da Mercedes-Benz, afirmou que:

“Partes cruciais da infraestrutura de open source são mantidas por indivíduos que trabalham duro e geralmente fazem isso de graça. A Mercedes-Benz e muitas outras empresas usam esses códigos. O Heartbleed e o Log4Shell, por exemplo, afetaram ferramentas que são usadas por um grande número de pessoas e empresas, e deve ser do interesse de todos que possamos contar com essas ferramentas fundamentais sem problemas. É por essa razão que apoiamos o trabalho dessas pessoas desenvolvedoras.”

Segundo Steve Ruiz, desenvolvedor e fundador do projeto tldraw, os patrocínios pelo Sponsors foram fundamentais para alavancar sua criação. E completou:

“O GitHub Sponsors me forneceu uma ótima validação inicial para o tldraw e eu duvido que tivesse funcionado sem a mistura de patrocínios individuais e corporativos apoiando meu lançamento. O programa me deu motivos para criar conteúdo e uma comunidade em torno do tldraw, e tenho falado de maneira transparente sobre quem está me patrocinando, isso tem sido uma maneira dos meus patrocinadores aumentarem suas comunidades também”

Para facilitar ainda mais, o GitHub também adicionou a função de pagamentos por faturas, um painel para informações de orçamento e histórico do patrocínio. A partir de agora, esses recursos já estão disponíveis para todas as organizações.

Taxas e pagamentos

O GitHub Sponsors é isento de taxas desde 2019 e, junto com o Fundo de Correspondência do GitHub Sponsors, muitos projetos têm recebido financiamento pelo trabalho que realizam.

“Embora tenhamos compartilhado no lançamento que eventualmente introduziríamos taxas no programa, queríamos fazer isso da maneira que acreditávamos que melhor apoiaria o ecossistema. Trabalhamos muito para determinar uma estrutura de taxas que se alinhe com os objetivos do programa, ao mesmo tempo em que abordamos os custos de processamento de pagamentos do GitHub Sponsors.”

Agora, as taxas serão aplicadas a todos os novos patrocínios criados pelas organizações e dependerão do método de pagamento utilizado:

  • Organizações que pagam com cartão de crédito pagarão uma taxa de 6%, que é composta por uma de processamento de cartão de crédito de 3% e outra de processamento de serviço do GitHub de 3%;
  • Organizações que pagam por fatura estarão sujeitas apenas à taxa de processo de serviço de 3% do GitHub.

Para todos os patrocínios já existentes feitos por cartão de crédito, essas taxas serão aplicadas a partir de 1º de junho de 2023, e para aqueles atualmente feitos por meio de fatura, as taxas não serão aplicadas até que o contrato beta expire.

Já os patrocínios financiados por indivíduos permanecem isentos de taxas. Os interessados podem acessar o site para saber mais sobre como mudar o método de pagamento.

Patrocínios em massa

As organizações que patrocinam em escala precisam de melhores maneiras para fazer múltiplos patrocínios. No ano passado, o GitHub patrocinou mais de 900 dependências em open source identificadas de uma só vez e decidiu ampliar essa ferramenta para o público.

Patrocínios em massa foram incorporados à página GitHub Sponsors Explore como uma maneira fácil de começar a usar as dependências patrocináveis, que também podem ser exportadas como CSV.

O futuro do GitHub Sponsors e feedbacks

“Acreditamos que os patrocínios financiados por organizações são o futuro do financiamento sustentável em open source. Aproximadamente 90% das empresas usam open source de alguma forma hoje e estamos muito longe de ver isso se traduzir diretamente em suporte financeiro”, reforça Jessica Lord.

Os novos anúncios são principalmente sobre a mecânica de pagamentos e checkouts, e a plataforma afirma que está trabalhando para fornecer maneiras melhores para pessoas mantenedoras gerenciarem seus patrocínios e visibilidade com seus patrocinadores.

“Estamos empenhados em aprender enquanto trabalhamos com o objetivo de tornar as carreiras em open source possíveis, e adoramos ouvir feedbacks no Repositório de Discussões da Comunidade. Também somos gratos às pessoas que nos ajudam na pesquisa do usuário e no teste beta”, disse Jessica Lord.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.