PeerTube 4.2 lançado com recursos de edição de vídeo no local

E foi lançado o PeerTube 4.2 com recursos de edição de vídeo no local, e mais. Confira todas as novidades dessa importante atualização.

PeerTube é um software de código aberto que permite que qualquer pessoa execute seu próprio site de tubo (como o YouTube) com muita facilidade.

É um software gratuito, auto-hospedado e de código aberto que pode ser instalado em seu servidor para criar uma plataforma de hospedagem e compartilhamento de vídeo.

Em outras palavras, é como ter seu YouTube pessoal em casa.

Todos os servidores PeerTube são interoperáveis ​​como uma rede federada e a carga de vídeo é reduzida graças ao P2P (BitTorrent) no navegador da Web via WebTorrent.

Todos os sites que todos administram podem conversar uns com os outros, e as pessoas com contas em um podem interagir com pessoas em outros. Resumindo, PeerTube é uma rede de sites de tubos.

PeerTube é descentralizado pela maioria das definições úteis da palavra. Qualquer um pode executar sua própria instância PeerTube, e as instâncias podem seguir (ou “conectar-se”) umas às outras para formar um todo maior. Esta não é uma opção que você tem no YouTube.

Quando você assiste a um vídeo no PeerTube, os dados virão da instância que hospeda o vídeo, qualquer outra instância que segue essa instância e tem redundância habilitada e outras pessoas assistindo o vídeo ao mesmo tempo que você.

Agora, os desenvolvedores do PeerTube finalmente lançaram o PeerTube 4.2.

Novidades do PeerTube 4.2

PeerTube 4.2 lançado com recursos de edição de vídeo no local
PeerTube 4.2 lançado com recursos de edição de vídeo no local

A mudança mais significativa nesta versão é a adição da capacidade de editar vídeo diretamente pela interface da web.

Não havia opções de edição de vídeo no PeerTube até agora. Como resultado, os criadores de vídeo tiveram que modificar seus vídeos antes de publicá-los. Mas agora, você pode fazer edições básicas diretamente na interface web, se necessário.

Então, depois de enviar seu vídeo, vá para o menu “…” e selecione Studio, onde você encontrará as opções de edição de vídeo. Depois de fazer essas modificações, o PeerTube transcodificará o novo vídeo e substituirá o antigo.

Outra mudança interessante no PeerTube 4.2 são informações mais detalhadas sobre estatísticas de vídeo.

Até agora, tudo o que você podia obter como informação era o número de visualizações e curtidas de um vídeo. Mas as coisas melhoraram significativamente na nova versão.

Foram adicionadas três novas métricas, tempo de exibição médio e total, pico de espectadores e número de países de origem dos espectadores. Além disso, o PeerTube 4.2 fornece as seguintes estatísticas por meio de gráficos interativos:

  • Total de espectadores
  • Tempo de exibição agregado
  • Espectadores por país
  • Retenção de público

Além das mencionadas acima, algumas mudanças adicionais merecem ser observadas aqui.

Até agora, apenas transmissões ao vivo “regulares” permitiam a publicação de uma transmissão ao vivo. Mas agora é possível preservar cada sessão de transmissão ao vivo permanente/recorrente como uma repetição em um novo endereço.

Além disso, ao transmitir ao vivo no PeerTube, espera-se que a latência seja de aproximadamente 30 segundos. Isso ocorre porque o PeerTube transmite vídeos usando a tecnologia ponto a ponto, reduzindo a pressão sobre seus hosts.

Os usuários não conseguiram modificar o valor de latência até agora. No entanto, no PeerTube 4.2, agora você pode definir o valor de latência escolhendo uma das três configurações predefinidas, latência pequena (~15s), latência padrão (~30s) e alta latência (~60s).

Basta editar as configurações ao vivo para alterar o modo de latência. Você pode escolher o valor de latência que deseja na guia Configurações ao vivo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.