PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda

Produzidos pela Pine64 e apresentado no final do ano passado, o PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda.

O PineTab2 é um tablet com um processador Rockchip RK3566 quad-core ARM Cortex-A55, uma tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, 1280 x 800 pixels e um teclado destacável.

Ao contrário da maioria dos tablets com esse tipo de especificação, ele não foi projetado para rodar o Android. Em vez disso, ele será fornecido com uma compilação personalizada do Arch Linux, e os usuários podem atualizar seus próprios sistemas operacionais.

Apresentado pela primeira vez no final do ano passado, o PineTab2 também é apenas um dos dois novos tablets da Pine64. O novo PineTab-V da empresa parece praticamente idêntico por fora.

Agora, o PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda.

PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda

PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda
PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda

Sim. O PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda. Sendo o primeiro com um processador Rockchip RK3566 quad-core ARM Cortex-A55 e o segundo, por um processador RISC-V em vez de um chip baseado em ARM.

Infelizmente, ainda não há muito que você possa fazer com o modelo RISC-V, então a empresa o está posicionando como um dispositivo para desenvolvedores (e talvez para adotantes iniciais otimistas). Ambos os tablets já estão disponíveis para pré-encomenda por US$ 159 ou mais.

O preço inicial oferece um tablet com 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento e um teclado destacável. Mas você também pode pagar US$ 50 a mais para obter o dobro de memória e armazenamento.

PineTab 2 PineTab-V
4GB/64GB $159 $159
8GB/128GB $209 $209

Os tablets também são compatíveis com hackers, com um design modular que pode ser reparado pelo usuário que facilita a substituição de componentes como as câmeras frontais de 5 MP e 2 MP, a bateria, a tela e o conector do teclado USB.

Até mesmo o armazenamento eMMC pode ser substituído, pois está em uma placa filha removível.

Outros recursos incluem portas USB 3.0 Type-C e USB 2.0 Type-C, uma porta micro HDMI, um conector de áudio de 3,5 mm e leitor de cartão microSD.

PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda
PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda

O PineTab2 será fornecido com o DanctNix Arch Linux com o ambiente de desktop KDE Plasma, mas o Pine64 observa que o sistema operacional ainda é bastante difícil quando se trata de suporte para o hardware do tablet.

Como a maioria dos dispositivos Pine64, o Pine64 é um hardware de nível entusiasta que pode se tornar mais útil com o tempo, mas apenas se uma comunidade de desenvolvedores trabalhar em conjunto no software para o PineTab2.

Ainda assim, não será exatamente um peso de papel se você decidir comprar um, apesar de não ter nenhuma habilidade de codificação.

PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda
PineTab2 e PineTab-V já estão disponíveis para pré-encomenda

O PineTab-V, por sua vez, oferece uma proposta de valor totalmente diferente neste ponto, e provavelmente é uma boa ideia para os não desenvolvedores adiar a compra por um tempo.

O RISC-V gerou muito burburinho nos últimos anos graças ao seu ISA (Arquitetura de Conjunto de Instruções) aberto e licenciamento isento de royalties.

E esses recursos o tornam uma alternativa atraente para a maioria dos chips dos licenciados Intel, AMD ou ARM.

Mas o RISC-V ainda está em sua infância e o PineTab-V será lançado sem um sistema operacional, porque não há realmente nenhum sistema operacional que funcione bem com seu processador RISC-V quad-core de 1,5 GHz StarFive JH7110 de 64 bits e o outro hardware do tablet ainda.

Isso pode (e provavelmente irá) mudar com o tempo, mas agora este é um tablet que só um desenvolvedor poderia amar.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.