KDE Plasma 5.20.5 lançado com correções de bugs das versões anteriores

E foi lançado o KDE Plasma 5.20.5 com correções de bugs das versões anteriores. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Quando o projeto KDE lançou o Plasma 5.20, ele mencionou entre seus recursos mais importantes que seria mais estável.

Provavelmente será no futuro, mas as primeiras versões chegaram com muitos bugs, especialmente para usuários neon do KDE, mas seus desenvolvedores lançam as primeiras atualizações de manutenção em breve, uma apenas uma semana depois e as outras duas semanas após a primeira lançamento.

Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.20.5.

KDE Plasma 5.20.5 lançado – Confira as novidades

Plasma 5.20.5 lançado com correções de bugs das versões anteriores
Plasma 5.20.5 lançado com correções de bugs das versões anteriores

O Plasma 5.20.5 é a versão de manutenção mais recente desta série e, como tal, está aqui para continuar a corrigir os bugs encontrados nas versões anteriores. E não eram poucos, como nos contou Nate Graham, e o sistema mais afetado foi o que mais controla o projeto, o KDE neon.

Abaixo você tem uma pequena lista não oficial, mas real, com as mudanças mais importantes que vieram junto com esta versão.

  • O Plasma não trava mais ao visitar a guia Unidades do miniaplicativo Hora pela segunda vez.
  • A seta de expansão da bandeja do sistema às vezes não desaparece mais quando há apenas um pequeno número de itens na visualização expandida.
  • O seletor de Emoji abre mais uma vez para exibir sua página Recentes.
  • Reuniões/screencasts usando WebRTC agora funcionam na sessão do Plasma Wayland.
  • O teclado virtual na tela de bloqueio e login não cobre mais o campo de senha quando ele aparece.
  • Ao visualizar os detalhes de um aplicativo no Discover, uma dica de ferramenta divertida para o licenciamento do aplicativo nem sempre aparece; agora só é visível quando você passa o mouse sobre o link para o texto completo de sua licença, conforme o esperado.
  • O miniaplicativo Comics agora exibe ícones nas guias da barra de guias, como sempre foi feito.
  • O miniaplicativo Bluetooth e sua página nas Preferências do Sistema agora mostram apenas dispositivos emparelhados; os dispositivos disponíveis são exibidos em uma lista separada, visível apenas ao adicionar novos dispositivos.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Para aqueles que estão interessados ​​em obter os novos pacotes, você pode encontrar as instruções para as diferentes distribuições do Linux nesse endereço.

Sim, essa atualização já está no Arch Linux, além disso, o trabalho da nova versão pode ser avaliado através do projeto openSUSE Live e do projeto KDE Neon User Edition.

Como instalar ou atualizar o KDE Plasma

O Plasma 5.20.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.

O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.

Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.

Se você é um usuário do Kubuntu + Backports PPA e ainda não sabia, lamento informar que você não conseguirá instalá-lo, na verdade nunca, pois o projeto não pode fazer o backport devido à dependência do Qt. Em abril, o Kubuntu 20.10 chegará com o Plasma 5.21.x.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.