Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Plex Arcade leva streaming de jogos retrô para rede local em vez da nuvem

A Plex lançou seu novo produto, e o Plex Arcade leva streaming de jogos retrô para rede local em vez da nuvem. Conheça e entenda como funciona.

A Plex, uma empresa que começou oferecendo uma maneira de transmitir sua coleção de mídia pessoal de um computador doméstico ou servidor, agora é … muito mais complicada de descrever.

Nos últimos anos, a empresa adicionou suporte para TV ao vivo, um serviço de streaming de TV e filmes com suporte de anúncios, suporte para podcast e outros recursos.

Agora, a Plex também está entrando no negócio de streaming de jogos. A empresa lançou o Plex Arcade, um serviço de assinatura que permite transmitir uma coleção de jogos antigos do Atari, embora também haja suporte para adicionar suas próprias ROMs.

Plex Arcade leva streaming de jogos retrô para rede local em vez da nuvem

Plex Arcade leva streaming de jogos retrô para rede local em vez da nuvem

Plex Arcade leva streaming de jogos retrô para rede local em vez da nuvem

Ao contrário dos serviços de streaming de jogos do Google, Microsoft e NVIDIA, o Plex Arcade não faz streaming de jogos da nuvem.

Em vez disso, ele funciona da mesma maneira que o serviço principal de streaming de mídia Plex – você configura um servidor Plex em um PC sempre em execução e pode transmitir para qualquer dispositivo compatível.

No caso do Plex Arcade, existem algumas limitações. Você precisará de um Plex Server em execução em um PC ou Mac. Linux não é compatível. E você só poderá transmitir jogos para:

Essas limitações se devem ao fato de que a Plex fez parceria com a Parsec para alimentar o serviço e a Parsec não oferece suporte a Linux. E a razão pela qual este é um serviço de assinatura é porque ele vem com acesso a uma coleção de jogos licenciados da Atari.

Plex diz que “virtualmente qualquer controlador de jogo habilitado para Bluetooth” deve funcionar com o serviço ou, se você estiver jogando em um dispositivo com tela sensível ao toque, pode usar controladores na tela.

Os preços começam em US$ 3 por mês para membros do Plex Pass.

Se você não tiver uma assinatura do Plex Pass, precisará pagar US$ 5 para ter acesso ao Plex Arcade… o que, honestamente, parece meio caro para os 27 jogos de quatro décadas atrás. Pelo menos há um teste gratuito de 7 dias.

Plex reconhece que Plex Arcade pode ser um pouco difícil de vender, então a empresa está lançando-o como uma espécie de experimento para ver se há interesse na plataforma.

Se um número suficiente de pessoas se inscrever, talvez a empresa expanda a oferta atual. Do contrário, talvez o Plex desligue o plugue.

Ainda assim, é uma experiência interessante em trazer filmes, programas de TV, música, podcasts e jogos em uma única experiência.

Sair da versão mobile