Primeira memória LPDDR5X de 10.7 Gbps do mundo é da Samsung

E a primeira memória LPDDR5X de 10.7 Gbps do mundo é da Samsung, passando a frente da Micron e a SK Hynix, que brigavam por essa meta.

Samsung é um conglomerado multinacional sul-coreano que compreende várias empresas afiliadas, a maioria unida sob a marca Samsung, e é o maior conglomerado comercial da Coreia do Sul.

A Samsung foi fundada por Lee Byung-chul em 1938 como uma trading company. Nas três décadas seguintes, o grupo se diversificou em áreas como processamento de alimentos, têxtil, seguros, valores mobiliários e varejo.

A Samsung entrou no setor de eletrônicos no final dos anos 1960 e nos setores de construção e construção naval em meados dos anos 1970

E, agora, a Samsung lançou o chip de memória LPDDR5X mais rápido até o momento, com suporte para velocidades de até 10,7 gigabits por segundo.

A primeira memória LPDDR5X de 10.7 Gbps do mundo é da Samsung

Primeira memória LPDDR5X de 10.7 Gbps do mundo é da Samsung
Primeira memória LPDDR5X de 10.7 Gbps do mundo é da Samsung

Sim. A primeira memória LPDDR5X de 10.7 Gbps do mundo é da Samsung. A empresa afirma que sua memória LPDDR5X-10700 também traz melhorias na capacidade de armazenamento e na eficiência energética.

A produção em massa está prevista para começar no segundo semestre de 2024, o que significa que poderemos ver os primeiros dispositivos com a nova memória super-rápida da Samsung ainda este ano.

A Samsung afirma que, em comparação com sua geração anterior de DRAM LPDDR, os novos chips DRAM LPDDR5X-10700:

  • Oferece desempenho mais de 25% mais rápido
  • Aumente a capacidade de armazenamento em 30%
  • Aumente a eficiência energética em 25%

A empresa afirma que isso significa que pode compactar até 32 GB de memória em um único pacote, ao mesmo tempo que oferece velocidades rápidas de transferência de dados e consumo reduzido de energia para maior duração da bateria em dispositivos móveis como smartphones, tablets e PCs finos e leves.

A Samsung não é a única empresa que busca trazer memória mais rápida para dispositivos móveis: no outono passado, a Micron e a SK Hynix anunciaram que suas soluções de próxima geração ofereceriam velocidades de até 9.600 Mbit/s, mas nenhuma das empresas começou a fornecer essas soluções ainda e parece que a próxima RAM de 10.7 Gbps da Samsung oferecerá velocidades ainda mais rápidas quando chegar no final de 2024.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.