Projeto xrdesktop promete levar a realidade virtual para o desktop Linux

Projeto xrdesktop promete levar a realidade virtual para o desktop Linux
Projeto xrdesktop promete levar a realidade virtual para o desktop Linux

A Collabora informou que o Projeto xrdesktop promete levar a realidade virtual para o desktop Linux. Conheça essa iniciativa e entenda melhor.

A Collabora é uma empresa de consultoria especializada em entregar os benefícios do software Open Source para o mundo comercial.

Projeto xrdesktop promete levar a realidade virtual para o desktop Linux

Alguns dos projetos de código aberto nos quais ela está ativamente envolvida são o Kernel Linux, GStreamer, Wayland, WebKit, Debian, Pulse, Audio, Rygel, libnice, D-Bus, BlueZ e LibreOffice.

Agora, a Collabora anunciou um novo projeto de código aberto que promete permitir que os ambientes de desktop baseados em Linux e os gerenciadores de janelas estejam cientes da RV (realidade virtual).

Projeto xrdesktop promete levar a realidade virtual para o desktop linux

Patrocinado pela Valve, o projeto xrdesktop é desenvolvido pela Collabora e projetado para integrar ambientes de desktop existentes como o KDE e o GNOME, tornando-os executados em tempos de execução de realidade virtual (VR).

Ele faz isso renderizando janelas no espaço 3D, permitindo aos usuários manipulá-las com controladores e headsets VR.

Lubosz Sarnecki, da Collabora, explicou da seguinte forma:

“Essa integração do xrdesktop nos gerenciadores de janelas permite espelhar as janelas existentes no XR e sintetizar a entrada do desktop através de ações XR. O xrdesktop pode ser executado como um aplicativo de cena dedicado, mas também possui um modo de sobreposição, onde janelas de desktop são sobrepostas executando o aplicativo VR.”

A Collabora diz que o projeto xrdesktop foi planejado para integrar diretamente em seu ambiente de desktop Linux favorito, eliminando a necessidade de usar um compositor dedicado para rodar em VR.

Isso também significa que o xrdesktop funcionará pronto para uso com suas configurações existentes, mas por enquanto apenas os ambientes de área de trabalho KDE e GNOME serão suportados.

No entanto, a Collabora garante aos usuários que as futuras versões de seu projeto xrdesktop funcionarão com qualquer ambiente de desktop ou gerenciador de janelas projetado para o desktop Linux.

O xrdesktop também pode ser usado como um aplicativo de cena dedicado e vem com um modo de sobreposição para permitir que as janelas da área de trabalho sejam sobrepostas sobre um aplicativo de RV existente.

Sob o capô, o projeto xrdesktop é alimentado por um conjunto de bibliotecas baseadas em Glib e um renderizador Vulkan construído internamente.

O software é escrito inteiramente em C e não vem com um gerenciador de janelas autônomo, o que significa que ele só pode ser integrado a um existente.

Para mais detalhes, o xrdesktop está disponível para testes no KDE e no GNOME a partir de sua página do GitLab.

Via Softpedia

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile