Proton 7.0-6 lançado com suporte para novos jogos, e mais

Foi lançado o Proton 7.0-6 com suporte para novos jogos, e mais. Confira todas as novidades e veja como usar o recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, a Valve lançou hoje o Proton 7.0-6 como a versão estável mais recente de sua ferramenta de compatibilidade gratuita e de código aberto para o Steam Play, que permite que você jogue jogos do Windows em seu sistema Linux.

Novidades do Proton 7.0-6

Proton 7.0-6 lançado com suporte para novos jogos, e mais
Proton 7.0-6 lançado com suporte para novos jogos, e mais

O Proton 7.0-6 está aqui com suporte para novos jogos, incluindo o aclamado UNCHARTED: Legacy of Thieves Collection, bem como Gotham Knights, Heroes of the Dark, King under the Mountain, NinNinDays2, Super Arcade Racing, 雀姬 (Mahjong Ladies ) e Crazy Machines 3.

Este novo lançamento do Proton também traz melhorias para videogames que já eram suportados, como Septerra Core, Persona 5 Royal, Vampire Survivors, Super House of Dead Ninjas, Enemy Mind, Out There Somewhere, Zeepkist, Overcooked! All You Can Eat, Quake III: Arena, Quake III: Team Arena, Marvel Snap, Sackboy: A Big Adventure e Spyro Reignited Trilogy.

Também foram aprimorados no Proton 7.0-6 Jurassic World Evolution 2, Project Cars 2, Project Cars 3, Romance of the Three Kingdoms XIII, Sins of a Solar Empire: Rebellion, Lost Lands: Dark Overlord, Lost Lands: Dark Lord, Lost Lands : Redemption, Haunted Hotel: Silent Waters Collector’s Edition, Chronos: Before the Ashes, OUTRIDERS, ToGather: Island e Microsoft Flight Simulator.

Sob o capô, o Proton 7.0-6 vem com componentes principais atualizados, como wine-mono 7.4.0 e dxvk-nvapi 0.6.

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

Você pode baixar o Proton 7.0-5 agora mesmo na página do GitHub.

No entanto, tenha em mente que você terá que compilá-lo em sua distribuição Linux para funcionar, então, se você não sabe como fazer isso, é melhor esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis.

O Proton 7.0-5 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.

Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).

Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).

Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).

No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.