Qt 6.4 lançado com novos recursos, melhorias internas, e mais

E foi lançado o Qt 6.4 com melhorias em módulos, novas funções e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.

Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.

Agora, a Qt Company anunciou o lançamento da nova versão do Qt 6.4, na qual o trabalho continua para estabilizar e aumentar a funcionalidade do branch Qt 6.

Novidades do Qt 6.4

Qt 6.4 lançado com novos recursos, melhorias internas, e mais
Qt 6.4 lançado com novos recursos, melhorias internas, e mais

A equipe do Qt adicionou mais funcionalidades aos tipos TableView e TreeView do Qt Quick, além de introduzir suporte para novas plataformas, trazendo muitos novos recursos, alguns como avanços tecnológicos, e muitas melhorias internas.

O suporte completo para a plataforma WebAssembly foi implementado nesta nova versão, que permite criar aplicativos Qt que rodam em um navegador web e são portáveis ​​entre diferentes plataformas de hardware.

Os aplicativos construídos para a plataforma WebAssembly, graças à cópia JIT, executados com desempenho próximo ao código nativo, podem utilizar o Qt Quick, o Qt Quick 3D e as ferramentas de visualização disponíveis no Qt.

Outra mudança notável é o retorno à estrutura principal do módulo Qt TextToSpeech, que foi incluído no Qt 5, mas não foi incluído no ramo Qt 6.

O módulo fornece ferramentas de síntese de fala, que podem ser usadas para aumentar a acessibilidade de aplicativos para pessoas com deficiência ou para implementar novas ferramentas de informação de fundo para o usuário, por exemplo, para exibir notificações em aplicativos de infoentretenimento do carro.

No Linux, a conversão de texto em fala é feita usando a biblioteca Speech Dispatcher (libspeechd) e em outras plataformas por meio da API padrão do sistema operacional.

Além disso, nota-se também que foi adicionado um módulo experimental com implementação no estilo iOS para Qt Quick. Aplicativos baseados em Qt Quick Controls podem usar automaticamente este módulo para criar skins nativas na plataforma iOS, de forma semelhante a como skins nativas são usadas no Windows, macOS e Android.

Adicionado um módulo experimental QtHttpServer para integrar a funcionalidade do servidor HTTP em aplicativos que suportam HTTP/1.1, TLS/HTTPS, WebSockets, tratamento de erros, roteamento de solicitação baseado em parâmetro de URL (QHttpServerRouter) e APIs REST.

Um módulo experimental Qt Quick 3D Physics foi adicionado, que fornece uma API para simular processos físicos que podem ser usados ​​com o Qt Quick 3D para interagir e mover objetos de forma realista em cenas 3D. A implementação é baseada no mecanismo PhysX.

Também é observado que o suporte experimental para iluminação global foi adicionado ao módulo Qt Quick 3D usando mapas de irradiância para simular de forma mais realista a luz de diferentes fontes em uma cena 3D.

O Qt Quick 3D também suporta partículas lineares, materiais brilhantes, configurações avançadas de reflexão, skyboxes e materiais e texturas personalizados.

Os tipos TableView e TreeView fornecidos no Qt Quick foram estendidos para suportar navegação pelo teclado, seleção de linha e coluna, mais controle sobre a posição da célula, animação e estruturas de árvore recolhidas e expandidas.

O Qt Quick apresenta um novo tipo FrameAnimation que permite que o código seja executado em sincronia com os quadros de animação.

Para melhorar a suavidade da animação, o Qt Quick também fornece tratamento automático da sincronização incorreta do vsync durante a renderização multi-thread.

O widget QQuickWidget, que permite criar interfaces que combinam elementos baseados em Qt Quick e Qt Widget, tem suporte total para a camada RHI (Rendering Hardware Interface), o que permite trabalhar não apenas usando OpenGL, mas também em cima da API Vulkan , Metal e 3D direto.

E essas são as outras mudanças que se destacam no Qt 6.4:

  • A classe QSslServer foi adicionada ao módulo Qt Network, que permite criar servidores de rede eficientes que usam TLS para estabelecer um canal de comunicação seguro.
  • Um backend experimental foi adicionado ao módulo Qt Multimedia, que usa o pacote FFmpeg para processamento de vídeo e áudio.
  • Adicionado suporte para som espacial, que permite criar cenas com distribuição de som tridimensional e simular salas virtuais com características de reflexão de som com base na localização do ouvinte, tamanho da sala e materiais de parede e piso.
  • No módulo Qt Widgets, a classe QFormLayout é estendida com funções para criar interfaces para capturar entradas estruturadas do usuário.
  • Na classe QWizard, projetada para criar interfaces de vários estágios, APIs foram adicionadas para controlar a visibilidade de linhas em formulários e navegar para qualquer página do assistente.
  • QML melhorou o suporte para tipos de valor para facilitar a passagem de dados estruturados de C++ para QML.
  • Adicionado suporte para marcação Markdown na classe QTextDocuments.

Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.4 LTS, acesse o Qt.io.

Por fim, para quem estiver interessado em aprender mais sobre isso , saiba que o Qt 6.4 oferece suporte para Windows 10+, macOS 10.15+, Linux (Ubuntu 20.04, CentOS 8.2, openSUSE 15.3, SUSE 15 SP2).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.