Qt 6.5 lançado com várias correções e melhorias, e muito mais

E foi lançado o Qt 6.5 com várias correções e melhorias, e muito mais. Confira as novidades desse importante lançamento.

Criado inicialmente pela empresa norueguesa Trolltech, Qt é um framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas em C++.

Com essa ferramenta é possível desenvolver aplicativos e bibliotecas uma única vez e compilá-los para diversas plataformas, sem que seja necessário alterar o código fonte.

Agora, a The Qt Company lançou o branch estável do Qt 6.5.

Novidades do Qt 6.5

Qt 6.5 lançado com várias correções e melhorias, e muito mais
Qt 6.5 lançado com várias correções e melhorias, e muito mais

Sim. A Qt Company anunciou há alguns dias o lançamento da nova versão do framework “Qt 6.5”, na qual o trabalho continua para estabilizar e aumentar a funcionalidade da ramificação Qt 6.

O Qt 6.5 recebeu o status de uma versão LTS, dentro da qual as atualizações serão lançadas para usuários de licenças comerciais dentro de três anos (para o restante, as atualizações serão lançadas seis meses antes da formação da próxima versão principal).

O suporte para a ramificação LTS anterior do Qt 6.2 durará até 30 de setembro de 2024. A ramificação Qt 5.15 continuará até maio de 2025.

Nesta nova versão lançada do QT 6.5, destaca-se que o módulo Qt Quick 3D Physics, que fornece uma API para simulação de processos físicos que podem ser usados ​​com Qt Quick 3D para interação realista e movimento de objetos em cenas 3D, foi foram estabilizados e tornados totalmente compatíveis. A implementação é baseada no motor PhysX.

Outra das mudanças que se destaca na nova versão é que foi adicionado o suporte para o modo escuro do design do Windows, bem como uma aplicação automática do design escuro ativado no sistema e configuração de molduras e título se o aplicativo usar um estilo que não altera a paleta.

Qt 6.5 lançado com várias correções e melhorias, e muito mais
Qt 6.5 lançado com várias correções e melhorias, e muito mais

Em um aplicativo, você pode personalizar sua própria reação às alterações do tema do sistema processando a propriedade QStyleHints::colorScheme.

No Qt Quick Controls, o estilo Material para Android foi alinhado com as recomendações do Material 3, além de um estilo completo ter sido implementado para iOS, e APIs foram adicionadas para alterar a aparência (por exemplo, containerStyle para TextField ou TextArea, ou roundedScale para botões e pop-ups).

Para Wayland, a API QNativeInterface::QWaylandApplication foi adicionada para acessar diretamente objetos nativos Wayland que são usados ​​em funções Qt internas, bem como para acessar informações sobre ações recentes do usuário, que podem precisar ser passadas para extensões de protocolo Wayland.

A nova API é implementada no namespace QNativeInterface, que também fornece chamadas para acessar as APIs nativas das plataformas X11 e Android.

Além disso, é também de referir que foi adicionado suporte para a plataforma Android 12 e, apesar de alterações significativas neste ramo, foi mantida a capacidade de criar assemblies universais para Android, que podem funcionar em dispositivos com diferentes versões do Android, começando com o Android 8.

A pilha Boot2Qt foi atualizada e pode ser usada para criar sistemas móveis inicializáveis ​​com um ambiente baseado em Qt e QML. O ambiente do sistema no Boot2Qt foi atualizado para a plataforma Yocto 4.1 (Langdale).

Os pacotes para Debian 11 começaram e são suportados comercialmente.

Os recursos da plataforma WebAssembly foram estendidos, permitindo que você crie aplicativos Qt que são executados em um navegador da Web e são portáteis entre diferentes plataformas de hardware.

Aplicações construídas para a plataforma WebAssembly, graças à compilação JIT, rodam com desempenho próximo ao código nativo, podem utilizar Qt Quick, Qt Quick 3D e as ferramentas de visualização disponíveis no Qt.

A nova versão adiciona suporte para renderização de vídeo e uso de ferramentas desabilitadas em widgets.

O mecanismo da web Qt WebEngine foi atualizado para a base de código Chromium 110, além de no Linux, o suporte para renderização de vídeo acelerada por hardware é implementado ao usar a API de gráficos Vulkan em ambientes baseados em X11 e Wayland.

Das outras mudanças que se destacam:

  • Adicionado um módulo Qt GRPC experimental com suporte para protocolos gRPC e Protocol Buffer, que permite acessar serviços gRPC e serializar classes Qt usando Protobuf.
  • No macOS, é garantido que os aplicativos que usam QMessageBox ou QErrorMessage exibem caixas de diálogo nativas da plataforma.
  • Adicionado suporte para configurar conexões HTTP 1 no módulo Qt Network.
  • Adicionadas classes experimentais de barramento CAN ao módulo Qt Serial Bus, que podem ser usadas para codificar e decodificar mensagens CAN, processar quadros e analisar arquivos DBC.
  • O tipo TableView QML implementa funções interativas, como editar células no local, redimensionar linhas e colunas e selecionar várias células.
  • Adicionado suporte para renderização estereoscópica à classe QOpenGLWidget fornecida no módulo Qt Widg

Por fim, muito trabalho foi feito para melhorar a estabilidade, cerca de 3500 relatórios de bugs foram fechados.

Para mais detalhes sobre o lançamento do Qt 6.5, acesse o Qt.io.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.