Qual é a diferença entre FAT32, NTFS e exFAT?

Conheça os detalhes dos sistemas de arquivos da Microsft e descubra qual é a diferença entre FAT32, NTFS e exFAT.

FAT32, NTFS e exFAT são três sistemas de arquivos diferentes. Eles também são usados ​​para armazenar dados em um dispositivo de armazenamento. Eles foram criados pela Microsoft.

Além disso, esses sistemas de arquivos têm suas próprias vantagens e desvantagens que conheceremos hoje.

Qual é a diferença entre FAT32, NTFS e exFAT?

Qual é a diferença entre FAT32, NTFS e exFAT?
Qual é a diferença entre FAT32, NTFS e exFAT?

Em um sistema Windows, o sistema operacional é instalado em uma partição formatada com o sistema de arquivos NTFS. Por outro lado, unidades flash removíveis e outras formas de armazenamento baseadas na interface USB usam FAT32.

No entanto, também unidades flash removíveis e cartões de memória podem ser formatados com o sistema de arquivos exFAT.

Lembre-se de que é um derivado do antigo sistema de arquivos FAT32. Assim, FAT32, NTFS e exFAT são os três sistemas de arquivos comumente usados ​​para Windows.

Além de mídia de armazenamento em execução no Android e outros dispositivos. Vejamos as diferenças entre FAT32, NTFS e exFAT.

O que é um sistema de arquivos?

Um sistema de arquivos é basicamente um conjunto de regras usadas para decidir quais dados são armazenados em um dispositivo de armazenamento.

Independentemente de ser um disco rígido, uma unidade flash ou algo semelhante, um sistema de arquivos é basicamente um conjunto de regras usadas para decidir quais dados são armazenados em um dispositivo de armazenamento.

Nesse sentido, funciona de forma semelhante à forma convencional utilizada em escritórios para armazenar dados em diferentes arquivos. Um conjunto definido de dados chamados arquivos é armazenado em um local especificado em um dispositivo de armazenamento.

Existem diferentes tipos de sistemas de arquivos disponíveis para diferentes opções de armazenamento. No entanto, desta vez vamos nos concentrar em 3 sistemas de arquivos: FAT32, NTFS e exFAT.

O que é o sistema de arquivos FAT32?

É a sigla para File Allocation Table. Na verdade, é o sistema de arquivos mais antigo e experiente da história da computação.

A história começou em 1977 com o sistema de arquivos FAT de 8 bits, concebido como um predecessor do Microsoft Standalone Disk Basic-80.

Foi lançado especificamente pela Intel em 1977/1978. Era basicamente um terminal de entrada de dados com disquetes de 8 polegadas. Isso foi programado pelo primeiro funcionário pago da Microsoft, Marc McDonald, após discussões com o cofundador da Microsoft, Bill Gates.

Posteriormente, o sistema de arquivos FAT avançou para FAT12, FAT16 e finalmente para FAT32.

Na verdade, tem sido sinônimo de sistema de arquivos quando se trata de mídia de armazenamento externo, como discos removíveis. Por outro lado, o FAT32 superou o tamanho limitado do volume oferecido pelo sistema de arquivos FAT16.

A tabela de alocação de arquivos de 32 bits foi lançada em agosto de 1995 junto com o lançamento do sistema operacional Windows 95. O FAT32 permite armazenar arquivos de até 4 GB e um tamanho máximo de disco de até 16 TB.

No entanto, esse sistema de arquivos pode não ser suficiente para você. Nesse caso, o Windows usa um novo sistema de arquivos conhecido como NTFS. Nesse caso, você não precisa se preocupar com o tamanho do arquivo e do disco.

O sistema de arquivos FAT32 é perfeito para dispositivos de armazenamento, como unidades flash. No entanto, você precisa se certificar de que não possui um arquivo individual maior que 4 GB. Certamente.

Foi amplamente implementado além do domínio dos computadores, como em consoles de jogos, HDTVs, DVDs e Blu-ray. Em outras palavras, praticamente qualquer dispositivo com uma porta USB.

Todas as versões das distribuições Linux e o Windows suportam o sistema de arquivos FAT32. Até o macOS da Apple oferece suporte completo.

O que é o sistema de arquivos NTFS?

Outro sistema de arquivos proprietário da Microsoft chamado NTFS (New Technology File System). Isso foi introduzido em 1993 junto com o sistema operacional 3.1. Por outro lado, o sistema de arquivos NTFS oferece limites de tamanho de arquivo inesgotáveis.

O desenvolvimento do sistema de arquivos NTFS começou em meados da década de 1980. Surgiu na sequência da parceria entre a Microsoft e a IBM para desenvolver um novo sistema operativo com melhor desempenho a nível gráfico.

No entanto, essa parceria não durou muito. Na verdade, os dois seguiram caminhos separados. Consequentemente, eles desenvolveram sua própria versão do novo sistema de arquivos. A IBM criou o HPFS, que foi usado no sistema operacional OS/2.

Por outro lado, Redmond criou o NTFS v1.0 e o lançou com o Windows NT 3.1. O sistema de arquivos NTFS oferece um tamanho de arquivo teórico de 16 EB – 1 KB equivale a 18.446.744.073.709.550.592 bytes.

O NTFS v3.1 foi iniciado com o Windows XP. Embora não tenha mudado muito desde então, vários recursos foram adicionados.

Esses recursos incluem pontos de varredura, suporte a arquivos esparsos, cotas de uso de disco e criptografia em nível de arquivo. O sistema de arquivos NTFS tem compatibilidade com versões anteriores.

É um sistema de arquivos que se mostra importante quando se trata da reativação de um sistema de arquivos corrompido. Ele também mantém um registro de possíveis modificações usadas para recuperar o sistema de arquivos.

O sistema de arquivos NTFS é compatível com o Windows XP e versões posteriores. Por outro lado, o Mac OS X da Apple fornece acesso somente leitura a uma unidade formatada em NTFS. Por fim, apenas algumas variantes do Linux são capazes de fornecer suporte de gravação para NTFS.

O que é o sistema de arquivos exFAT?

exFAT (Extended FAT) é outro sistema de arquivos proprietário da Microsoft. Além disso, a maioria das câmeras digitais modernas usa exFAT.

Os cartões de memória SDXC de alta capacidade são pré-formatados com o sistema de arquivos exFAT.

Isso porque ele é mais leve, ao contrário do NTFS, e suporta arquivos maiores que 4 GB. Portanto, se você tiver uma memória SD exFAT, copiará rapidamente um filme de alta definição, o que não é o caso do FAT32.

A Microsoft detém a patente desse tipo de arquivo. Consequentemente, não é tão amplamente utilizado quanto os mencionados acima. Ou seja, se alguém quiser usar esse sistema de arquivos, deverá obter uma licença da Microsoft.

Lançado em 2006, o sistema de arquivos exFAT tem o mesmo limite de tamanho de arquivo de 16 EB do NTFS. No entanto, é mais leve, pois não possui muitos dos recursos adicionais que o NTFS possui.

Em termos de compatibilidade, possui suporte total de leitura/gravação para sistemas operacionais Mac, Android e Windows. No entanto, para distribuições Linux, você precisa de um software adequado para suportá-lo.

NTFS vs FAT32 vs exFAT – Comparação
FAT32:
Compatibilidade: Windows, Mac, Linux, consoles de jogos, praticamente qualquer dispositivo com porta USB.
Vantagens: Plataforma cruzada e compatibilidade leve.
Desvantagens: tamanho de arquivo limitado (até 4 GB) e tamanho da partição (até 16 TB).
Uso: Dispositivos de armazenamento removíveis.

NTFS:
Compatibilidade: Windows, Mac (somente leitura), Linux (somente leitura para algumas distribuições), Microsoft Xbox One.
Vantagens: limites inesgotáveis ​​para arquivos e tamanho da partição.
Desvantagens: compatibilidade limitada entre plataformas.
Uso: melhor para discos rígidos internos. Ele é usado para a unidade do sistema Windows e qualquer outra partição do sistema que possa ser usada para instalar o software.

exFAT:
Compatibilidade: Windows XP e posterior, Mac OSX 10.6.5 e posterior, Linux (usando FUSE), Android.
Vantagens: atua como uma fusão entre FAT32 e NTFS, fornecendo tamanho de arquivo e tamanho de partição virtualmente ilimitados.
Desvantagens: A Microsoft restringe seu uso devido a problemas de licenciamento.
Uso: Usado em discos rígidos externos ou unidades flash quando você deseja transferir arquivos maiores que 4 GB. É sempre preferível exFAT a FAT32 se o sistema operacional for compatível com ele.

Dito tudo, vimos Qual é a diferença entre FAT32, NTFS e exFAT.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.