Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops

A série Snapdragon X não será focada apenas no desktop, pois a Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops.

Espera-se que os primeiros laptops Windows com processadores da série Snapdragon X da Qualcomm sejam lançados em meados de 2024 e a Qualcomm tem feito grandes promessas sobre o tipo de desempenho que podemos esperar desses sistemas.

Mas até agora a empresa tem estado relativamente quieta sobre os chips específicos que estarão disponíveis para os fabricantes de PCs.

Agora, a Qualcomm revelou especificações para os três primeiros membros da linha de chips Snapdragon X Elite.

Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops

Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops
Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops

Sim. a Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops, e a empresa também lançou o chip Snapdragon X Plus, não anunciado (mas há rumores), para sistemas um pouco mais baratos e de menor desempenho.

Todos os processadores são chips de 4 nm que combinam os novos núcleos de CPU Oryon da empresa com uma GPU de alto desempenho e unidade de processamento neural (NPU).

O Snapdragon X Plus possui 10 núcleos Oryon com suporte para velocidades multithread de até 3,4 GHz, enquanto os chips Snapdragon X Elite são processadores de 12 núcleos.

Dois dos chips Elite também atingem 3,4 GHz em desempenho multithread, enquanto o membro mais poderoso da família pode atingir velocidades de até 3,8 GHz.

E os dois chips da marca Elite de primeira linha também possuem um recurso “Dual Core Boost” que permite que dois dos núcleos atinjam velocidades ainda mais altas. Parece a versão da Qualcomm da tecnologia Turbot Boost da Intel.

Todos os chips possuem 42 MB de cache total, um NPU de 45 TOPS para desempenho de IA acelerado por hardware e uma GPU Adreno que a Qualcomm diz ser rápida o suficiente para lidar com muitos jogos de PC com Windows em velocidades quase nativas, mesmo que não tenham sido compilados para arquitetura ARM e precisa passar por uma camada de emulação.

Plataforma SnapdragonX Elite Snapdragon X Plus
Número da peça X1E-84-100 X1E-80-100 X1E-78-100 X1P-64-100
Núcleos 12 10
Frequência máxima multithread 3,8GHz 3,4GHz
Aumento de núcleo duplo 4,2GHz 4GHz N / D
Cache total 42MB
Gráficos (TFLOPs) 4.6 TFLOPs 3.8 TFLOPs
NPU (TOPS) 45 TOPOS
Memória Até 64 GB
LPDDR5x 8.448 MT/s
Largura de banda de 135 GB/s
8 canais
Armazenamento SSD PCIe Gen 4 NVMe suporta
UFS 4.0
SD v3.0
Câmera ISP Qualcomm Spectra
ISPs duplos de 18 bits ISP
com detecção sempre
Câmera única: até 64 MP
Câmera dupla: até 2 x 36 MP
Captura de vídeo: 4K HDR
Wireless Qualcomm FastConnect 7800 (WiFi 7/BT5.4)
Qualcomm Snapdragon X65 5G Modem-RF (pico de download de 10 Gbps / upload de pico de 3,5 Gbps)
USB Até 3 x USB4, 2 x USB 3.2 Gen 2, 1 x eUSB2

Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops
Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops

Ao contrário dos chips mais recentes da Apple, Intel e AMD, esses novos processadores Snapdragon X não apresentam arquitetura híbrida com uma mistura de núcleos de CPU de desempenho e eficiência. Em vez disso, eles possuem apenas núcleos de alto desempenho.

Mas a Qualcomm afirma que seus núcleos de CPU Oryon baseados em ARM oferecem desempenho por watt forte o suficiente para serem competitivos com os chips mais recentes dos rivais, e a empresa compartilhou alguns benchmarks escolhidos a dedo que parecem apoiar isso em pelo menos alguns circunstâncias, mas provavelmente precisaremos esperar por análises independentes para ver se esses benchmarks sintéticos são indicativos do desempenho no mundo real.

Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops
Qualcomm expandiu a linha Snapdragon X de chips para laptops

Embora o Windows no ARM já exista há quase uma década, a maioria dos PCs Windows com chips Snapdragon da Qualcomm fornecidos até o momento têm dificuldade com aplicativos que não são compilados para rodar nativamente no ARM.

A Qualcomm diz que isso não é mais um problema com seus chips mais recentes.

Provavelmente é melhor reservar o julgamento até que os dispositivos comecem a ser comercializados, mas a Apple mostrou claramente que é possível que os chips ARM superem os processadores x86_64 nas condições certas.

O que resta saber é se essas condições incluem “executar no Windows 11”. Algumas pessoas permanecem céticas.

Mas há pelo menos boas razões para acreditar que os PCs com os novos chips da Qualcomm oferecerão algumas vantagens, incluindo bateria de longa duração, suporte para designs finos, leves e talvez até sem ventilador, e um dos NPUs mais rápidos disponíveis para PCs de consumo no momento, o que pode ser útil ao usar aplicativos como o OBS Studio (que pode aproveitar um NPU para “legendas ao vivo em 100 idiomas… em tempo real durante transmissões ao vivo”).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.