Como instalar o jogo Wipeout no Ubuntu e derivados

Se você gosta de jogos de corrida das antigas, conheça e veja como instalar o jogo Wipeout no Ubuntu e derivados.

Quer jogar uma versão melhorada do famoso jogo de corrida futurista wipEout no Ubuntu? É provável que sim, pois este jogo é considerado uma espécie de clássico.

Um sucesso genuíno no PlayStation quando lançado (também veio para DOS e Sega Saturn), seu sucesso gerou uma série de sequências e imitações nos sistemas de jogos que se seguiram.

Mas esqueça de usar ROMs em emuladores de PSX como Duckstation para reviver a magia.

Há uma reescrita do código-fonte do Wipeout (possibilitada por um vazamento de 2022) do desenvolvedor Dominic Szablewski – e vale a pena tentar.

A reescrita de Szablewski faz com que o jogo original pareça, jogue e funcione melhor em sistemas Linux modernos (bem como Windows, macOS e WASM) do que uma combinação padrão de ROM + emulador.

O desenvolvedor por trás dessa reescrita explica (em detalhes) o que eles fizeram para melhorar o jogo para sistemas modernos (e as áreas que ainda precisam ser refinadas).

Uma visão geral concisa:

  • Renderizador aprimorado
  • Melhor gerenciamento de memória
  • Suporte para taxas de quadros superiores a 30 fps
  • Novo HUD, menus e introdução
  • Sem loops de jogo

Já que não joguei o Wipeou original, não sei te dizer quão bem (ou pior) qualquer uma dessas mudanças se compara ao original. Mas durante meu breve jogo, tudo parecia bom.

Os gráficos permanecem “de seu tempo” (ou seja, poligonais e um pouco confusos em uma tela 2K), mas a renderização foi sem problemas; a taxa de quadros parecia fenomenalmente boa; física, armas, etc, tudo funcionou; e aprecio os toques (presumivelmente novos) como uma opção para dimensionamento da interface.

É uma pena que eu seja tão ruim em jogos de corrida para aproveitar adequadamente a experiência diante de mim!

Seja você fã de Wipeout ou não, esta reescrita é um esforço louvável. Pegar um código antigo e fazê-lo funcionar em dispositivos modernos é admirável, mas pegar um código antigo e aprimorá-lo é uma dedicação de nível superior.

A pegada? Não há uma compilação executável ou binária deste Wipeout preparado. Para experimentá-lo, você precisará arregaçar as mangas e compilá-lo à mão.

“Isso parece difícil”, sua voz interior reclama – mas não, não é. Você pode colocar o jogo em funcionamento no Ubuntu em minutos usando, como mostro mais abaixo.

Como instalar o jogo Wipeout no Ubuntu e derivados

Como instalar o jogo Wipeout no Ubuntu e derivados
Como instalar o jogo Wipeout no Ubuntu e derivados

Para começar, abra um terminal e execute sudo apt install git make gcc libsdl2-dev libglew-dev.

Supondo que você baixe e instale tudo o que isso pede, você deve estar pronto – ênfase em ‘deveria’;

Agora clone o repositório wipeout-rewrite no GitHub, com o comando abaixo:
git clone https://github.com/phoboslab/wipeout-rewrite

Em seguida, baixe os ativos (música, modelo, etc) necessários para o jogo compilar e executar. Você encontrará um link para eles na seção “pensamentos finais” da postagem do blog vinculada anteriormente. Você DEVE baixar esses recursos para compilar o jogo.

Depois de baixar os ativos, extraia o .zip que eles vêm e mova a pasta ‘wipeout’ resultante para a pasta ‘wipeout’ na pasta wipeout-rewrite, que foi criada pelo git clone.

Finalmente, execute o comando cd no diretório wipeout-rewrite e execute make sdl para compilar.

Uma vez feito isso, você pode executar ./wipegame para iniciar o jogo – mas não se esqueça de conectar um controlador de jogo para obter a melhor experiência.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.