qutebrowser 2.5 lançado com melhorias e novos comandos

E foi lançado o Qutebrowser 2.5 com melhorias e novos comandos. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

qutebrowser é um navegador que se destaca dos demais e é caracterizada por fornecer uma interface gráfica mínima que não distrai o usuário de ver o conteúdo e um sistema de navegação no estilo editor de texto Vim. Enfim, este navegador da Web é inteiramente baseado em combinações de teclado.

O navegador suporta um sistema de guias, gerenciador de downloads, modo de navegação privada, visualizador de PDF embutido (pdf.js), sistema de bloqueio de anúncios (no nível de bloqueio do host), uma interface para visualizar o histórico de visitas .

A rolagem pela página é feita usando as teclas «hjkl», para abrir uma nova página você pode pressionar «ou», a mudança entre as guias é feita usando as teclas «J» e «K» ou «tabulador numérico Alt».

Para assistir a vídeos no YouTube, você pode configurar uma chamada de player de vídeo externo. Você pode percorrer a página com as teclas ‘hjkl’, pressionar ‘ou’ para abrir uma nova página, alternar entre as guias com as teclas ‘J’ e ‘K’ ou com o ‘número Alt-tab’.

Quando você pressiona “:”, um prompt de comando é exibido, onde é possível pesquisar na página e executar comandos típicos, como no vim, por exemplo, “:q” para sair e “:w” para salvar a página.

Agora, foi anunciado o lançamento da nova versão do navegador web qutebrowser 2.5, que se anuncia como a versão mais recente do branch 2.x e no qual foram feitas algumas alterações, melhorias e, sobretudo, a adição de novos comandos.

Novidades do Qutebrowser 2.5

qutebrowser 2.5 lançado com melhorias e novos comandos
qutebrowser 2.5 lançado com melhorias e novos comandos

Digno de nota nesta nova versão do qutebrowser 2.5 é que a configuração qt.chromium.sandboxing foi adicionada para desabilitar o modo de sandboxing do mecanismo Chromium.

Outra mudança que se destaca no qutebrowser 2.5 é a adição da opção input.mode_override para substituir o modo atual ao navegar ou alternar entre abas usando ancoragem de URL, bem como a adição da configuração editor.remove_file para salvar todos os arquivos temporários após fechar o editor externo.

Por outro lado, foi anunciado que o qutebrowser 2.5 será a última na ramificação 2.x, pois com a nova ramificação 3.0 removerá o suporte para muitas plataformas legadas, incluindo Qt até 5.15 LTS, Python 3.6, macOS 10.14 , compilações do Windows de 32 bits, Windows 8, Windows 10 em diante até a revisão 1809 O suporte para o back-end QtWebKit também será removido.

Quanto às novas funções adicionadas, podemos encontrar, por exemplo, input.match_counts que permite desabilitar a correspondência de contagem para mais links semelhantes ao emacs, bem como o campo {relative_index} para tabs.title.format (e .pinned_format) que mostra números tabulação relativa.

Destaca-se também a variável QUTE_TAB_INDEX para scripts de usuário, que contém o índice do
guia atual.

Das outras mudanças que se destacam no qutebrowser 2.5 estão:

  • O layout do configurador qute://settings (:set) foi alterado.
  • Adicionadas palavras-chave “start” e “end” ao comando “:tab-move” para mover uma guia para o topo ou para o final da lista.
  • Arquivo de configuração editor.remove_file que pode ser definido como False para manter todos
  • arquivos temporários do editor após fechar o editor externo.
  • Comando:rl-rubout substituindo :rl-unix-word-rubout (e opcionalmente :rl-unix-filename-rubout), tomando um delimitador como argumento.
  • Comando:rl-filename-rubout, usando o separador de caminho do SO e ignorando os espaços.
  • O comando também está listado nos comandos sugeridos para um prompt de download de nome de arquivo agora.

Para saber mais sobre essa versão do Qutebrowser, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Qutebrowser

Para instalar a versão mais recente do Qutebrowser nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador estilo Vim qutebrowser no Linux via Flatpak

Para quem estiver interessado em testar esse navegador, deve saber que a instalação no Ubuntu e em seus derivados (e na maioria das distros) é bastante simples, pois o pacote está dentro dos repositórios do Ubuntu.

Para executar a instalação do navegador, basta abrir um terminal (você pode fazê-lo com a combinação de teclas Ctrl + Alt + T) e escrever o seguinte comando:

sudo apt update
sudo apt install qutebrowser -y
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.