Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

RaspAnd 10 permite executar o Android 10 no Raspberry Pi

E novo RaspAnd 10 permite executar o Android 10 no Raspberry Pi, que tal?. Confira as novidades dessa atualização e descubra onde baixar a distro.

Por que você executaria o Android 10 em seu computador Raspberry Pi? Não sei, talvez para diversão ou talvez se você for um desenvolvedor de aplicativos Android.

No entanto, é sempre divertido tentar coisas novas, então por que agora dar uma chance ao novo RaspAnd 10? Bem, por que agora é possível!

Sim. Arne Exton lançou uma nova versão de seu projeto RaspAnd que permite que você execute o sistema operacional móvel Android 10 mais recente no pequeno computador Raspberry Pi.

Por US$ 9, o RaspAnd 10 promete facilitar a instalação do sistema operacional móvel Android 10 mais recente do Google em seu computador Raspberry Pi. Vamos dar uma olhada nos novos recursos e melhorias que traz em relação às versões anteriores.

Novidades do RaspAnd 10

RaspAnd 10 permite executar o Android 10 no Raspberry Pi

Primeiramente, o RaspAnd 10 é compatível com vários modelos recentes do Raspberry Pi, incluindo o recente Raspberry Pi 4 com 8 GB de RAM, mas também com modelos mais antigos, como o Raspberry Pi 3 Modelo B e o Raspberry Pi 3 Modelo B+.

Secundamente (isso existe?), o RaspAnd 10 usa sua própria App Store, ou seja, o repositório de aplicativos Android de código aberto e gratuito F-Droid. Não inclui Google Play Store, mas você pode instalar aplicativos facilmente usando um gerenciador de pacotes integrado chamado Aptoide.

O RaspAnd 10 também vem com vários aplicativos Android populares pré-instalados, como o navegador Mozilla Firefox, reprodutor de música Spotify, Aptoide App Manager, ES File Explorer, F-Droid, bem como as informações do sistema Aida64, software de diagnóstico e auditoria.

Agora também é possível assistir ao Netflix, o que pode ser um obstáculo para alguns.

Sob o capô, a nova versão RaspAnd usa o kernel Linux 5.4.51 LTS, que oferece excelente suporte Wi-Fi em todos os modelos Raspberry Pi suportados.

Embora tudo isso pareça muito bom, algumas coisas não funcionam no RaspAnd 10. Por exemplo, Bluetooth e HDMI não funcionam de todo. Você terá que usar o conector de áudio de 3,5 mm para conectar seu Raspberry Pi aos alto-falantes.

Tirando isso, o RaspAnd 10 parece funcionar muito bem no recém-anunciado Raspberry Pi 4 com 8 GB de RAM, de acordo com o desenvolvedor, e funciona muito bem em modelos mais antigos do Raspberry Pi 3 se você usar um cartão micro SD de boa qualidade e rápido Classe 10 e velocidades de gravação de até 95 MB/s.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o RaspAnd 10

Como dito antes, o RaspAnd 10 não é gratuito, então você deve comprá-lo por 9 dólares no site do desenvolvedor.

Se você não quiser comprá-lo, as fontes usadas para criar RaspAnd 10 estão disponíveis no GitHub junto com instruções de construção para ajudá-lo a criar seu próprio sistema operacional baseado em Android para Raspberry Pi.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Ir para o topo