Recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto

O Recurso Twitter confirmou que está usando o recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto. Conheça melhor essa função.

As conversas sobre ‘Birdwatch’ começaram em agosto, quando a engenheira reversa Jane Manchun Wong o descobriu no site. Nna época, ele não tinha um nome mas estava claro que o recurso permitirá que os moderadores sinalizem um tweet e adicionem notas a ele.

Agora, o Twitter atualizou seu site logo após a descoberta de Wong e, em seguida, um código semelhante foi localizado no aplicativo beta do iOS. A empresa confirmou o recurso como uma tentativa de controlar a desinformação e adicionar contexto aos tweets.

Recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto

Recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto
Recurso ‘Birdwatch’ do Twitter para combater notícias falsas adicionando mais contexto

Não está claro como o Birdwatch no Twitter funcionará exatamente, mas especula-se que seja um método de moderação crowdsourced.


Para começar, o nome Birdwatch está relacionado a um sistema de moderação no Twitter.

O gigante da mídia social tem estado ativo na moderação de desinformação recentemente. Eles chegaram ao ponto de sinalizar o tweet do presidente Trump para uma verificação de fatos.

Indo pela descoberta inicial de Wong e pela versão iOS do recurso revelado por Matt Navarra, temos uma ideia de como isso funcionará.

O recurso trará um botão ‘Adicionar ao Birdwatch’ ao menu, de onde você poderá acessar as funções ‘reportar’ e ‘bloquear’. Ele também adicionará um ícone de binóculo próximo ao canto inferior direito de cada tweet.

Isso permitiria aos moderadores adicionar notas e ver as notas adicionadas por outros moderadores.

O Twitter Birdwatch provavelmente adicionará mais contexto a postagens enganosas por meio da moderação crowdsourced. Crowdsourcing não é novidade no Twitter. A plataforma o usa para moderar seu Periscope, seu aplicativo de streaming ao vivo.

No entanto, o funcionamento perfeito do crowdsourcing é um motivo de preocupação quando falamos sobre a inscrição no Twitter. Digamos que se todos obtiverem o Birdwatch, partes do Twitter podem ver milhares de anotações ou notas em um único tweet.

Também existe a possibilidade de trolls mexerem com a moderação dos cidadãos. Além disso, e se os trolls ou mesmo o público em geral sinalizarem um tweet muitas vezes?

Até agora, não há detalhes sobre como isso vai funcionar, mas como está no pipeline, podemos muito bem esperar pela implementação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.