Regolith Desktop 3 lançado com suporte inicial ao Wayland

Foi lançado o Regolith Desktop 3 com suporte inicial ao Wayland, e mais. Confira as novidades desse update e veja como instalar no Linux.

Regolith combina o gerenciamento de sistema baseado no GNOME com uma interface de usuário baseada em teclado, construída em torno de i3-gaps, Rofi e outras ferramentas centradas em atalhos.

Esse é um ambiente de desenvolvedor pela mesma equipe por trás da distribuição Linux com o mesmo nome.

O projeto se posiciona como um ambiente de desktop moderno, desenvolvido para execução mais rápida de ações típicas, otimizando os processos de trabalho e eliminando a confusão desnecessária.

O objetivo é fornecer uma interface funcional, mas minimalista, que possa ser personalizada e expandida de acordo com as preferências do usuário.

O Regolith Linux pode ser de interesse para iniciantes, acostumados a sistemas de janelas tradicionais, mas que desejam experimentar técnicas de mosaico de janelas.

Apesar de seu design visual mínimo, o Regolith oferece recursos modernos de gerenciamento de arquivos e sistemas, como monitores externos e gerenciamento de armazenamento, configurações de Wi-Fi e bluetooth, além de configurações de idioma e privacidade.

Embora ainda seja muito dependente de atalhos – você abre, fecha, move e alterna principalmente janelas e áreas de trabalho usando atalhos de teclado – o Regolith remodela o i3 para uma forma menos intimidadora.

Notavelmente, o Regolith Desktop suporta sistemas de 64 bits e ARM64. Se você estiver usando o Ubuntu em um Raspberry Pi 4 (por exemplo) e achar a área de trabalho padrão do GNOME Shell pesada, você pode querer usar isso como uma alternativa mais leve.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu software, o Regolith Desktop 3.

Novidades do Regolith Linux 3

Regolith Desktop 3 lançado com suporte inicial ao Wayland
Regolith Desktop 3 lançado com suporte inicial ao Wayland

Regolith Desktop 3.0 foi lançado para Ubuntu 20.04 LTS, 22.04 LTS, 23.10 e Debian Bullseye e Bookworm.

Esta atualização para o ambiente de área de trabalho lado a lado orientado por teclado também introduz uma sessão baseada em Wayland de qualidade alfa baseada no compositor Sway (embora isso só esteja disponível se estiver usando o DE no Ubuntu 22.04 LTS e superior, ou Debian Bookworm).

Mudanças notáveis no Regolith Desktop 3.0:

  • Suporta escala fracionária em resoluções >1920×1080
  • Informações de diagnóstico fornecidas sobre a sessão atual
  • Suporte Wayland (alfa)
  • Mais de um artista/selo de mídia mostrado
  • compositor picom instalado por padrão na sessão x11
  • A porcentagem e a carga da bateria agora usam valores de cores
  • Correções do XF86AudioPlay
  • Diversos ajustes para ‘temas extras’

Uma variedade de correções de bugs, limpezas de código e otimizações de desempenho também estão incluídas no Regolith Desktop 3.0, então leia as notas de versão completas para obter mais detalhes sobre eles.

Atualizando de uma versão anterior do Regolith? Existem algumas mudanças que você deve estar ciente. O diretório dos arquivos de configuração foi alterado, assim como os nomes das chaves do Xresrouce. Consulte o guia de migração do Regolith 3.0 para obter mais informações.

Para instalar o Regolith Desktop 3.0 você precisa usar Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 22.04 LTS, 23.10 ou Debian 11 ou 12 – embora a nova sessão Wayland esteja disponível apenas em edições posteriores dessas distribuições.

Como instalar ou atualizar

A área de trabalho Regolith pode ser instalada no Ubuntu adicionando um PPA. Como alternativa, os usuários podem baixar o Regolith Linux, uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que envia a experiência de desktop Regolith por padrão.

Para isso, use esse tutorial:
Como instalar o Regolith Desktop no Ubuntu, Mint e derivados

O segundo método que permite usar esse ambiente é baixar a distribuição e executar a instalação do zero em um computador ou em uma máquina virtual.
Regolith Linux é o Ubuntu com o ambiente i3 e algo mais

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.