Rescuezilla 2.3 lançado com base no Ubuntu 21.10 e kernel 5.13

Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento do Rescuezilla 2.3 com base no Ubuntu 21.10 e kernel 5.13. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Rescuezilla é uma distribuição especializada baseada no Ubuntu, projetadas para tarefas de resgate do sistema, incluindo backups e restauração do sistema, que usa uma interface de usuário simplificada do LXDE.

Ela é um fork do projeto “Redo Backup & Rescue”, que foi abandonado em 2012. Como seu antecessor, ele permite uma “restauração bare-metal” após qualquer falha de hardware diretamente da imagem live.

Os principais destaques do Rescuezilla são que a distro funciona diretamente da imagem do CD/USB live, trabalha com Linux, MacOS e Windows,
pesquisa automaticamente em uma rede local por unidades de backup ou restauração, recupera arquivos de dados perdidos ou excluídos e inclui ferramentas de configuração para gerenciar discos e unidades.

Agora, Shasheen Ediriweera anunciou o lançamento de mais uma atualização do seu sistema, o Rescuezilla 2.3.

Novidades do Rescuezilla 2.3

Rescuezilla 2.3 lançado com base no Ubuntu 21.10 e kernel 5.13
Rescuezilla 2.3 lançado com base no Ubuntu 21.10 e kernel 5.13

Baseado no Ubuntu 21.10 (Impish Indri) e baseado no kernel Linux 5.13, o Rescuezilla 2.3 está aqui sete meses após o Rescuezilla 2.2 para implementar vários novos recursos, como verificação de imagem básica e uma nova opção “Rescue” para ignorar inconsistências do sistema de arquivos e setores defeituosos .

Shasheen Ediriweera, desenvolvedor do Rescuezilla, disse que:

“Praticamente todas as ferramentas baseadas em partclone, exceto Clonezilla, sempre ignoram erros usando a opção –force do partclone, o que eu acho uma má ideia.”

Rescuezilla 2.3 também adiciona a capacidade de restaurar e explorar imagens criadas pela interface gráfica do usuário doApart GTK para partclone, melhora o recurso de digitalização de imagens para corrigir listas de imagens de restauração incompletas, melhora a restauração de imagens criadas por FSArchiver ou qt-fsarchiver GUI e mensagens de erro agora são exibidos ao tentar montar a partição de troca e quando há nomes de imagem duplicados.

No lado da área de trabalho, esta versão torna sua sessão ao vivo do Rescuezilla melhor, permitindo que você defina mais facilmente o tema escuro via LXAppearance, adiciona uma nova opção de menu de contexto com o botão direito do mouse para abrir o gerenciador de arquivos como root (administrador do sistema), e melhora o suporte para GPUs Intel para evitar tela rasgada.

Além disso, o comando xdg-open agora é usado para iniciar o gerenciador de arquivos e o navegador da web.

Para aqueles que desejam instalar o Rescuezilla como um pacote independente em sua distribuição Linux, o pacote lvm2 agora está listado como uma dependência para tornar a instalação mais fácil.

Além disso, esta versão corrige a exibição da mensagem de erro de desligamento do LVM e o número de série das unidades agora é exibido em resposta ao feedback do usuário.

Por fim, várias traduções de idiomas foram atualizadas.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Rescuezilla 2.3

A imagem ISO do Rescuezilla 2.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

O Rescuezilla também está disponível como um arquivo DEB autônomo que pode ser usado em cima de uma instalação do Ubuntu 20.04 LTS, mas isso só é recomendado apenas para usuários avançados.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.