REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos

Conheça o REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos. Confira os detalhes e especificações desse dispositivo.

A AMD pode anunciar seus processadores EPYC como feitos para servidores, mas isso não impediu um OEM chinês de colocá-los em um PC (um tanto) portátil.

REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos

REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos
REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos

A série REV-9 da Zhanjiang Xinjuneng Technology é um computador portátil que reluto em chamar de laptop, porque provavelmente é muito pesado para ser usado confortavelmente no colo.

Mas ele tem uma tela de 16,5 polegadas, um teclado e vem com opções de processador AMD EPYC 7713 ou EPYC 9554 de 64 núcleos.

Ele também possui gráficos NVIDIA Radeon RTX 4080 Super discretos, com 16 GB de GDDR6X, porque você não pode emparelhar esse tipo de processador com qualquer GPU de notebook antigo.

A desvantagem óbvia de incluir hardware tão poderoso em um laptop é que ele precisa ser bastante grande. Ele mede 16,5 polegadas de largura, 12,8 polegadas de profundidade e 1,8 polegadas de espessura.

O peso total ainda não foi revelado, mas é seguro assumir que o sólido invólucro de alumínio e a configuração de refrigeração fazem deste um animal pesado.

Essas dimensões extras oferecem bastante espaço para um sistema completo de refrigeração a água, o que pode ser uma boa ideia para este sistema específico.

O processador AMD EPYC 7713 é um chip de 225 watts, enquanto o EPYC 9954 tem um TDP padrão de 360 watts. A GPU NVIDIA também aumentará a quantidade de calor gerada pelo sistema.

Você pode ficar de olho no desempenho da CPU e GPU dando uma olhada na tela de status de 3,5 polegadas integrada do laptop.

REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos
REV-9, um laptop com processador AMD EPYC de 64 núcleos

A tela principal de 16,5 polegadas, por sua vez, possui resolução de 2,5K e uma taxa de atualização de até 240Hz.

Há muito mais incluído na vasta extensão que é o chassi do REV-9. Ele oferece três portas Ethernet (incluindo “dual 2 Gigabit”, que pode significar 2,5 Gbps) e um trio de portas USB tipo A.

Você os encontrará todos na frente, provavelmente porque o bebedouro impossibilita colocá-los todos na parte traseira ou nas laterais. No entanto, parece haver espaço para inserir um único DisplayPort no meio do caminho, no lado direito.

Depois de atingir com sucesso sua meta de crowdfunding de ¥ 500.000, a Zhanjiang Xinjuneng Technology Co. planeja lançar a série REV-9 na China em 19 de dezembro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.