Revelado o primeiro protótipo do OneWrt One

Graças a fotos compartilhadas pelo desenvolvedor John Crispin, foi revelado o primeiro protótipo do OneWrt One, a placa roteadora do OpenWrt.

Os desenvolvedores por trás do OpenWrt oferecem um sistema operacional de código aberto baseado em Linux para roteadores e outros dispositivos embarcados há duas décadas.

Até agora, a equipe se concentrou principalmente em criar software que possa ser instalado no hardware existente. Mas no início deste ano, o desenvolvedor John Crispin anunciou que a equipe estava considerando lançar o primeiro hardware OpenWrt oficial.

Parece que esse esforço está avançando, porque agora ele compartilhou as primeiras fotos de um protótipo de hardware para a próxima placa roteadora OpenWrt One.

Revelado o primeiro protótipo do OneWrt One

Revelado o primeiro protótipo do OneWrt One

Projetada em parceria com a Banana Pi, a placa possui um processador dual-core MediaTek MT7981B (Filogic 820) ARM Cortex-a53 de 1,3 GHz, 1 GB de memória DDR4, 128 MB de armazenamento flash SPI NAND, 4 MB de armazenamento flash SPI NOR protegido contra gravação (para recuperação) e um soquete M.2 2242 para armazenamento de estado sólido PCIe Gen 2 x1.

Os recursos de rede incluem duas portas Ethernet: uma com velocidades Gigabit e outra com suporte para velocidades de 2,5 GbE, bem como o chip MediaTek MT7976C com suporte para WiFi 6.

Outros recursos incluem uma porta host USB 2.0 Tipo A, uma porta USB Tipo C (para uso de dispositivo ou console), um soquete de expansão mikroBUS e um relógio em tempo real.

Há também botões de reinicialização física e de usuário, uma chave de seleção de inicialização (permitindo escolher entre armazenamento NAND ou NOR e suporte para uma entrada de energia de 12 V (e suporte opcional para um módulo Power over Ethernet).

A placa mede 148 x 101 mm (5,8″ x 4″) e espera-se que seja vendida por US$ 100 ou menos quando for finalizada.

Revelado o primeiro protótipo do OneWrt One

Mas neste momento existe apenas um pequeno número de protótipos, com Crispin e outros realizando testes para garantir que tudo funciona como esperado. Os desenvolvedores do OpenWrt também irão “leiloar uma ou duas” das placas no próximo OpenWrt Summit em maio.

Sair da versão mobile