Revelado um Godot para Nintendo Switch

Graças ao trabalho do estúdio independente de desenvolvimento de jogos RAWRLAB Games, foi revelado um Godot para Nintendo Switch.

O Godot Engine é um mecanismo de jogo multiplataforma repleto de recursos para criar jogos 2D e 3D a partir de uma interface unificada. Ele é um motor de jogo de código aberto (coberto pela licença MIT) desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.

Ele foi desenvolvido inicialmente pela OKAM no começo de 2001. Em fevereiro de 2014 o código fonte dele foi publicado no GitHub sob a licença MIT, e em dezembro de 2014, foi disponibilizada a versão 1.0.

O código do mecanismo do jogo, o ambiente de desenvolvimento do jogo e as ferramentas de desenvolvimento relacionadas (mecanismo físico, servidor de som, back-ends de renderização 2D/3D, etc.) são distribuídos sob a licença do MIT.

Godot fornece um conjunto abrangente de ferramentas comuns, para que os usuários possam se concentrar em criar jogos sem precisar reinventar a roda.

Ele oferece suporte a uma estrutura de lógica de jogo fácil de aprender, um ambiente gráfico de design de jogo, um sistema de implementação de jogo com um clique, recursos avançados de simulação de física e animação, um depurador integrado e um desempenho sistema de detecção de gargalos.

Os jogos produzidos nele podem ser exportados em um clique para várias plataformas, incluindo as principais plataformas de desktop (Linux, Mac OSX, Windows), além de plataformas móveis (Android, iOS) e baseadas na Web (HTML5).

Como esse software é aberto, agora foi revelado um Godot para Nintendo Switch.

Revelado um Godot para Nintendo Switch

Revelado um Godot para Nintendo Switch
Revelado um Godot para Nintendo Switch

Sim. Foi revelado um Godot para Nintendo Switch. A novidade foi anunciada pelo RAWRLAB Games, estúdio independente de desenvolvimento de jogos, o lançamento de um conjunto de ferramentas Godot Engine, que visam facilitar a migração dos jogos Godot para a plataforma Nintendo Switch.

Este é um movimento significativo para desenvolvedores de jogos independentes e a iniciativa visa expandir a acessibilidade do motor Godot para uma ampla gama de criadores que buscam desenvolver jogos para o Nintendo Switch.

Menciona-se que o port oferece suporte para projetos realizados com as versões 3.5.xe 4.1.x do Godot, dos quais se destaca, por exemplo, no Godot 4.1, uma interface gráfica aprimorada, novas texturas 3D com ruído visual, um redesenho de o algoritmo de navegação com IA para evitar colisões, um algoritmo rápido baseado em hash para melhorar a velocidade das operações, suporte para criação de nós de shader, plug-ins de editor usando GDExtension e um back-end de renderização baseado em Vulkan.

Enquanto a versão Godot 3.5 fornece nó Label3D pronto para uso para exibição de texto em cenas 3D, novos contêineres de fluxo (HFlowContainer e VFlowContainer), compilação assíncrona de shaders + cache e interpolação. Objetos físicos 3D, acesso a objetos de cena usando nomes exclusivos, novos contêineres de streaming para GUI, oclusão 3D e suporte para Android.

Vale ressaltar que o port é oferecido gratuitamente aos desenvolvedores autorizados pela Nintendo e embora o port não seja altamente otimizado, é considerado eficiente o suficiente para a maioria dos projetos, destacando o comprometimento da RAWRLAB Games.

“Este porte representa um esforço colaborativo, de autoria de vários membros dos fóruns do Nintendo Developer Portal. Ele ressalta nosso compromisso em tornar o Godot Engine mais acessível a uma gama mais ampla de criadores.”

Entre as principais funcionalidades da solução estão:

  • Acesso gratuito:  Disponível gratuitamente para todos os desenvolvedores autorizados do Nintendo Switch.
  • Licença:  O código-fonte é distribuído sob a licença MIT, oferecendo amplo uso e direitos de modificação.
  • Fornecimento de software:  O software é fornecido “como está”, sem garantia implícita ou suporte de qualquer tipo.
  • Funcionalidade básica incluída:  Esta porta inclui apenas funcionalidade básica.
  • Sem C# ou GDNative/GDExtension  – Somente GDScript suportado. Extensões nativas não são suportadas, mas você pode tentar convertê-las em módulos internos.
  • Nível de otimização:  É importante observar que a porta não é altamente otimizada, mas é adequadamente eficiente para a maioria dos projetos de jogos de pequeno e médio porte.
  • Extensibilidade:  Ao ter acesso ao código-fonte, os desenvolvedores com conhecimento de C++ têm a oportunidade de adicionar e integrar funcionalidades adicionais conforme necessário.
  • Nenhum suporte fornecido:  Esta porta é fornecida sem suporte. Os desenvolvedores são incentivados a interagir com a comunidade no Nintendo Developer Portal para colaboração e suporte.
  • Procedimento de Acesso:  O acesso pode ser solicitado através do Nintendo Developer Portal.

Embora a RAWRLAB Games tenha desenvolvido, adaptado e publicado um portfólio de 13 projetos não-Switch desde 2014, ainda não conseguiu alcançar um sucesso notável na indústria de jogos e mencionar alguns dois jogos publicados no Nintendo Switch graças a esta ferramenta se destaca: Simona’s Requiem, Constellations, 8-Colors Star Guardians+, Colored Effects, Murtop, Space Ducks, Donut Dodo, Inhabit, The hero with a thousand arms e Crystal Chip Collector e.

Por fim, aos interessados, vale ressaltar que o código é distribuído sob licença do MIT e é vendido “como está”, sem garantia ou suporte de qualquer tipo. O portal inclui apenas funcionalidades básicas e é compatível com GDScript, sem extensões nativas.

O RAWRLAB afirma que os desenvolvedores com conhecimento de C++ podem adicionar e integrar funcionalidades adicionais, mas não esperam que o portal seja altamente otimizado. Caso tenha interesse, basta solicitar acesso através do portal de desenvolvedores da Nintendo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.