De acordo com o Techcrunch o fundador do movimento do software livre Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos. Entenda o que aconteceu.
Além de ser um aclamado programador e hacker, Richard Matthew Stallman é um ativista, fundador do movimento do software livre, do projeto GNU, e da Free Software Foundation (FSF), e alguns dos seus maiores feitos incluem Emacs, o GNU Compiler Collection e o GNU Debugger.
Ele ocupou o cargo no MIT CSAIL (Computer Science and Artificial Intelligence Lab, ou Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial) e no conselho de administração da Free Software Foundation desde que foi fundada em 1985.
Bem, agora ele interrompe sua atividade no MIT e também deixa de ser presidente da FSF. Algo que parece incomum, mas que tem sua explicação.
- Como instalar o jogo Miksu Deathrun no Linux via Snap
- Steam Deck suporta boot duplo e boot a partir de um cartão microSD
- Como instalar o criador de jogos GDevelop no Linux via AppImage
- Como instalar o emulador de Dreamcast Reicast no Linux via snap
Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos
Sim. Por mais surpreendente que pareça, é verdade que Richard Stallman renunciou ao cargo no MIT e também na FSF (Free Software Foundation).
Essa notícia veio do Techcrunch e parece que foi uma decisão do próprio Stallman por causa de supostas pressões que ele estava recebendo devido a alguns mal-entendidos, segundo o pai do software livre.
Tudo acontece porque um graduado do MIT publicou no Medium na semana passada um texto sob o título “Remove Richard Stallman”.
Este artigo citou um e-mail do próprio Stallman, onde ele comentou o caso Marvin Minsky, professor do MIT acusado de agressão sexual.
A suposta vítima disse que foi forçada a fazer sexo com o professor no complexo de Epstein. Além disso, operava uma rede de menores e foi condenado por isso.
Esses fatos são realmente repreensíveis pelo professor. Mas que fique claro que Richard Stallman não foi acusado ou condenado por nada (sem confusão), pois o que ele fez foi comentar esse caso pelo e-mail, como eu já dito antes.
Mas seus comentários foram usados contra ele. Stallman disse que “o termo ‘agressão sexual’ é um tanto vago e escorregadio” e que a vítima “apareceu antes que Minsky estivesse totalmente preparado”.
A isto se acrescenta que o MIT recebeu financiamento da Epstein com valores que parecem exceder o que eles reconheceram publicamente.
E assim, o chefe do MIT e o próprio Stallman decidiram renunciar por esses motivos.
Richard comentou que com suas palavras que houve “uma série de mal-entendidos e caracterizações errôneas”, mas pelas pressões que ele acabou renunciando.
Talvez essa seja a melhor decisão quando um erro é cometido, grande ou pequeno, se afastar para não prejudicar os projetos.
Afinal, alguns tentam manter suas acusações apesar de tudo e isso acaba gerando um problema maior.
E você? O que acha dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!
O que está sendo falado no blog
- Richard Stallman deixou o MIT e a FSF por conta de mal-entendidos
- Clonezilla Live 2.6.3-7 lançado – Confira as novidades e baixe
- PulseAudio 13 lançado com suporte a Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio
- kernel GNU Linux-Libre 5.3 lançado – Confira as novidades e baixe
- WSLconf da Microsoft acontecerá entre 10 e 11 de março de 2020