RISC-V decidiu mudar sua sede dos EUA para a Suíça devido a temores comerciais

RISC-V decidiu mudar sua sede dos EUA para a Suíça devido a temores comerciais
RISC-V decidiu mudar sua sede dos EUA para a Suíça devido a temores comerciais

A Fundação RISC-V decidiu mudar sua sede dos EUA para a Suíça devido a temores comerciais. Veja o que levou a isso e entenda melhor essa decisão.

O caso da Huawei abriu os olhos de algumas empresas para o risco de viver sobre as regras de um país que pensa que domina o mundo. Em várias ocasiões o governo dos Estados Unidos e, especialmente, seu presidente Donald Trump, atacaram a Huawei, devido a os fortes confrontos que os governos dos Estados Unidos e da China tiveram, e a Huawei foi afetada por isso.

RISC-V decidiu mudar sua sede dos EUA para a Suíça devido a temores comerciais

Devido à guerra comercial, o decreto que proíbe qualquer empresa nos Estados Unidos de fornecer serviços ou ter qualquer tratado comercial a empresas ou grupos que estão em uma “lista negra”, o que deixou a Huawei em uma péssima situação.

Agora, a organização sem fins lucrativos RISC-V Foundation anunciou recentemente que deseja garantir que sua tecnologia de código aberto seja desenvolvida sem se preocupar com nada.

RISC-V decidiu mudar sua sede dos EUA para a Suíça devido a temores comerciais

O RISC-V é uma base que define padrões para a arquitetura do conjunto de instruções (ISA) do hardware livre, com base em um design semelhante ao RISC nos produtos, além de outras organizações para chips Wi-Fi e Bluetooth.

A RISC-V Foundation não possui ou controla a tecnologia. Mesmo assim, mais de 325 empresas ou outras entidades estão pagando para se tornarem membros, incluindo fornecedores de chips dos EUA e da Europa, como Qualcomm Inc e NXP Semiconductors, além do Alibaba Group Holding Ltd da China e Huawei Technologies Co Ltd.

Calista Redmond, diretor da RISC-V, comentou isso em uma entrevista que deu à Reuters “que a colaboração global da fundação não tinha restrições até o momento, mas que seus membros estavam preocupados com uma possível ruptura geopolítica”.

Ele disse que o conselho de administração da fundação aprovou o projeto por unanimidade, mas se recusou a revelar quais membros o motivaram:

“Em todo o mundo, ouvimos dizer que “se a incorporação não estivesse nos Estados Unidos, estaríamos muito mais confortáveis.​​”

Por que ir para a Suíça?

“O estabelecimento na Suíça tem o efeito de aliviar os temores de interrupção política do modelo aberto de colaboração (…). Essa decisão alivia o medo de que um governo limite as ações de uma organização de código aberto.”

É fácil entender os elementos que geram medos, pois, como mencionado nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump emitiu um decreto em maio que “proíbe certas transações que envolvem tecnologias ou serviços de informação ou comunicação”.

Um decreto que foi seguido por outro que adicionou a Huawei a uma “Lista de entidades que devem” parar de usar “tecnologia americana”, forçando o Google a retirar sua licença de serviço, incluindo o acesso e uso da Android Play Store.

Em comunicado, o Departamento de Comércio dos EUA disse que seus controles foram projetados para preservar a segurança nacional dos Estados Unidos e “impedir que maus atores adquiram tecnologia que é prejudicial para os cidadãos ou interesses dos Estados Unidos e incentivar a inovação a aumentar a liderança tecnológica dos Estados Unidos”.

Segundo o comunicado, o ministério tem reuniões regulares com o setor privado para avaliar as condições do mercado e os efeitos de seus regulamentos.

Sobre isso, William Reinsch, secretário de comércio para administração de exportação durante o governo Clinton disse o seguinte:

“Há uma mensagem para o governo. A mensagem é: “Se você agir demais, é isso que acontecerá”. Em um mundo caracterizado por uma cadeia de suprimentos global, as empresas têm uma escolha, e uma delas é ir para o exterior.”

Por seu lado, a Fundação RISC-V anunciou em uma reunião que procuraria um país “neutro” antes de tomar a decisão formal de viajar para a Suíça no início deste ano, uma medida que não continha muita atenção do público. Embora sejam esperadas aprovações finais para o estabelecimento na Suíça.

Alguns legisladores republicanos dos EUA expressaram preocupação de que o país perca sua influência na arquitetura do chip RISC-V, que pode ser usado para fabricar microprocessadores para praticamente qualquer tipo de dispositivo eletrônico, o que o torna essencial na economia moderna.

Se você quiser saber mais sobre isso, consulte a nota original nesse endereço.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, LFS, Linux, Linux Mint, Mageia, Manjaro, Open Source, openSUSE, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, Software livre, Solus, SUSE, Tecnologia, Trisquel, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile