Rust 1.68 lançado com melhorias de suporte e muito mais

E foi lançada Rust 1.68 lançado com melhorias de suporte, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Rust é uma linguagem de programação multiprocessal compilada, de propósito geral, desenvolvida pela Mozilla e apoiada pela LLVM. Ela foi concebida para ser “uma linguagem segura, concorrente e prática” e, acima de tudo, para substituir as linguagens C e C++.

Rust é uma linguagem de programação de código aberto que suporta programação funcional pura, processual, imperativa e orientada a objetos.

Essa linguagem de programação funciona de maneira extremamente rápida, evita os segfaults (falhas de segmentação) e garante a segurança dos subprocessos (threads).

Ela suporta abstrações de custo zero, semântica de movimento, segurança de memória garantida, encadeamentos genéricos baseados em recursos e não baseados em dados e correspondência de padrões, e também suporta inferência de tipos, tempo mínimo de execução, bem como links C eficientes.

Agora, a equipe Rust anunciou a disponibilidade da nova versão de sua linguagem de programação Rust 1.68.

Novidades do Rust 1.68

Rust 1.68 lançado com melhorias de suporte e muito mais
Rust 1.68 lançado com melhorias de suporte e muito mais

Nesta nova versão do Rust 1.68, podemos constatar que o suporte ao protocolo Sparse foi estabilizado no gerenciador de pacotes Cargo e no repositório crates.io, o que define uma nova forma de trabalhar com um índice que reflete as versões disponíveis de todos os existentes pacotes no repositório.

O novo protocolo permite aumentar significativamente a velocidade de trabalho com crates.io e resolver problemas de dimensionamento com um aumento adicional no número de pacotes no repositório.

Para reduzir os atrasos resultantes do download de um índice completo, o Sparse, em vez de acessar o índice via Git, baixa diretamente por HTTPS apenas os dados de índice necessários, cobrindo as dependências de um determinado projeto.

Para retornar dados de índice, um novo serviço index.crates.io está envolvido.

Por padrão, o novo protocolo está planejado para uso na ramificação Rust 1.70 e, antes disso, para habilitá-lo, você pode definir a variável de ambiente “CARGO_REGISTRIES_CRATES_IO_PROTOCOL=sparse” ou adicionar o parâmetro ‘protocol=sparse’ ao arquivo .cargo/ .config.toml.

Outra das mudanças que se destaca é que a macro “pin!” que permite criar uma estrutura Pin<&mut T> a partir da expressão “T” com configuração local de seu estado (ao contrário de Box::pin não aloca memória no heap, mas liga no nível da pilha) .

Além disso, também podemos descobrir que é proposto um manipulador de erro de alocação de memória padrão, que é usado ao usar o pacote de alocação padrão.

Os aplicativos que habilitam apenas alloc (não std) agora chamarão o comando “pânico!” em caso de falhas de alocação de memória, que podem opcionalmente ser interceptadas com “#[panic_handler]”. Os programas que usam a biblioteca std ainda imprimirão informações de erro para stderr e falharão.

Das outras alterações destacam-se:

  • Uma nova parte da API foi movida para estável, incluindo métodos e implementações de características que foram estabilizadas
  • O atributo “const”, que determina a possibilidade de utilizá-lo em qualquer contexto ao invés de constantes, é utilizado no VecDeque::new.
  • A plataforma Android agora requer pelo menos NDK r25 (API 19), ou seja, a versão mínima suportada do Android foi aumentada para 4.4 (KitKat).
  • O terceiro nível de suporte para a plataforma Sony PlayStation Vita (armv7-sony-vita-newlibeabihf) foi implementado.
  • O terceiro nível envolve suporte básico, mas sem testes automatizados, publicação de compilações oficiais e verificação da compilabilidade do código.

Para saber mais sobre essa versão do Rust 1.68, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Rust 1.68

Para instalar a versão mais recente do Rust nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a linguagem de programação Rust no Linux

Se você possui uma versão anterior do Rust instalada via rustup, obter o Rust mais recente é tão fácil quanto:

rustup update stable
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.