SDL 2.28.0 lançado com melhorias, correções, e muito mais

E foi lançada a SDL 2.28.0 com melhorias, correções, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

SDL, ou Simple DirectMedia Layer, é uma biblioteca multimídia multiplataforma, livre e de código aberto, escrita em C e que representa uma interface simples para gráficos, som, e dispositivos de entrada de várias plataformas.

Esta biblioteca é amplamente usada por jogos multiplataforma, inclusive como parte do tempo de execução do Steam.

A palavra “layer” (camada) que está no nome da biblioteca existe para lembrar que ela na verdade pe um wrapper de várias funções específicas do sistema operacional.

Ou seja, o propósito principal do SDL é fornecer um framework comum para acessar essas funções. E para ir além desse objetivo, várias bibliotecas foram criadas para funcionar em conjunto com SDL.

O SDL é análogo ao DirectX, ao qual se poderia argumentar que o análogo do DirectX é o OpenGL. O DirectX também funciona com dispositivos de entrada e som.

Quando a Loki Software começou a portar jogos AAA no Linux, substituiu o Direct3D pelo OpenGL e não houve substituto para todo o resto e como hoje em dia é difícil escrever aplicativos em “X” mesmo com WinAPI na API X11, mas com DirectDraw na WinAPI que já é um problema, é como SDL nasceu.

Agora, após sete meses de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do SDL 2.28.0 (Simple DirectMedia Layer), que é basicamente uma versão corretiva, embora algumas mudanças e novos recursos tenham sido adicionados.

Novidades do SDL 2.28.0

SDL 2.28.0 lançado com melhorias, correções, e muito mais
SDL 2.28.0 lançado com melhorias, correções, e muito mais

Como mencionado no início, esta versão é considerada uma versão corretiva e é praticamente a última versão que adiciona alterações e melhorias, pois foi anunciado que o ramo SDL 2.x passou para a fase de manutenção, o que implica apenas correção de bugs e Solução de problemas.

Ou seja, nenhuma nova funcionalidade será mais adicionada à ramificação SDL 2.x, e o desenvolvimento se concentrará na preparação para o lançamento do SDL 3.0.

Das mudanças no ramo SDL 3 destacam-se o processamento de alguns subsistemas, mudanças de API que violam a compatibilidade e uma grande limpeza de recursos obsoletos que perderam sua relevância nas realidades modernas.

Por exemplo, no SDL 3 é esperada uma revisão completa do código para trabalhar com som, o uso de Wayland e PipeWire por padrão, o término do suporte para OpenGL ES 1.0 e DirectFB, a remoção de código para trabalhar em plataformas legadas como QNX, Pandora, WinRT e OS/2.

Em relação às mudanças nesta nova versão do SDL 2.28.0, entre as inovações encontradas, podemos encontrar, por exemplo, a adição das funções SDL_HasWindowSurface() e SDL_DestroyWindowSurface() para alternar entre as APIs SDL_Rederer e SDL_Surface.

Além disso, a adição de um novo evento SDL_DISPLAYEVENT_MOVED gerado quando o monitor principal muda ou a posição relativa da tela muda em configurações de vários monitores também é destacada.

Além disso, podemos encontrar o sinalizador SDL_HINT_ENABLE_SCREEN_KEYBOARD para controlar a exibição do teclado na tela, bem como a correção geral de erros.

Por fim, vale mencionar que o trabalho dos desenvolvedores também será focado na camada de compatibilidade sdl2-compat, que fornece uma API compatível com SDL 2.x binário e fonte, mas roda sobre SDL 3. para SDL 2 usando os recursos da ramificação SDL 3.

Para saber mais sobre o SDL 2.28.0, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o SDL

A instalação desta biblioteca no Linux é bastante simples, pois a maioria das distribuições Linux a possui em seus repositórios.

No caso do Debian, Ubuntu e distribuições derivadas destes, você só terá que executar os seguintes comandos em um terminal:
sudo apt-get install libsdl2-2.0
sudo apt-get install libsdl2-dev

Enquanto, no caso daqueles que são usuários do Arch Linux, só temos que executar o seguinte:
sudo pacman -S sdl2

Para os usuários de Fedora, Centos, RHEL ou qualquer distribuição baseada nestes, basta executar o seguinte comando:
sudo yum install SDL2
sudo yum install SDL2-devel

Para instalar em todas as outras distribuições do Linux, você pode pesquisar o pacote “sdl” ou “libsdl” para instalar ou baixar e compilar o código-fonte (é necessário ter o Git e os aplicativos necessário à compilação instalados no sistema).

Eles fazem isso com:
git clone https://hg.libsdl.org/SDL SDL
cd SDL
mkdir build
cd build
./configure
make
sudo make install

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.