Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Side View, uma extensão que permite dividir a tela na mesma janela no Firefox

Conheça a Side View, uma extensão que permite dividir a tela na mesma janela no Firefox, economizando espaço, cliques e memória do PC.

Vivaldi, ou mais especificamente algumas de suas funções, está chamando muita atenção. Em uma versão futura, já disponível em seu último Snapshot, adicionará ferramentas para gerenciar e-mails, calendário e nossos feeds de notícias.

Mas ele já inclui coisas legais, como a capacidade de dividir a tela do navegador sem a necessidade de abrir duas janelas. E infelizmente, o Firefox não possui esse recurso, pelo menos, não na instalação padrão.

Felizmente, existe uma extensão muito simples chamada (disponível nesse endereço, basta abrir com o Firefox e instalar) com a qual podemos, pelo menos, consultar um site e trabalhar em outro.

Side View, uma extensão que permite dividir a tela na mesma janela no Firefox

Side View, uma extensão que permite dividir a tela na mesma janela no Firefox

A extensão não é nova. Na verdade, ela ainda está marcado como experimental, mas a Mozilla o promoveu há pouco mais de dois anos em seu blog oficial.

E o que faz é muito simples: adiciona dois ícones, um na área de extensões e outro na barra de URL (ambos podem ser removidos). Além disso, adiciona uma nova opção que aparece no mesmo menu onde acessamos os favoritos (Ctrl + B) ou Histórico (Ctrl + H) com o nome da extensão.

Uma vez ativado, podemos abrir uma guia para colocá-lo à esquerda ou direita, com um tamanho máximo de pouco mais de um terço do tamanho total. E o melhor, na mesma janela.

… E provavelmente continua assim. A extensão funciona e, embora a Mozilla a ache interessante o suficiente para falar sobre ela, seus desenvolvedores a deixaram sem atualização desde setembro de 2018.

Assim, ela funcionará até parar, o que pode acontecer se o Firefox receber grandes mudanças, a menos que seus desenvolvedores o atualizem quando chegar a hora.

Logicamente, para aqueles de nós que experimentaram a função nativa de Vivaldi, Side View é apenas um pequeno truque que pode ser usado para casos como o mencionado: consultar informações de um lado enquanto trabalha em outro. Ou deixe uma rede social aberta, como o Twitter, enquanto estamos focados em outra página.

Se alguém está se perguntando o que ganhamos com isso, visto que trabalhar com a tela dividida é algo que já podemos fazer no Linux, macOS e Windows, a resposta é simples: não ter várias instâncias do mesmo navegador abertas.

Acontece que, sem Side View ou uma opção nativa como a do Vivaldi, se colocarmos uma janela de cada lado da tela e quisermos minimizá-la, temos que minimizar duas, e o mesmo para restaurá-las.

Sem dúvida, é mais confortável se tudo estiver na mesma janela, e isto é válido para qualquer ambiente gráfico que nos permita minimizar as janelas clicando no painel inferior ou dock, e também no resto, pois só teremos que clicar para o botão minimizar uma vez.

Por fim, você gostaria que o Firefox adicionasse um recurso nativo de divisão de tela como o de Vivaldi?

Sair da versão mobile