Siduction 2022.1 lançado com Kernel 6.1, Xfce 4.18 e LXQt 1.2

E foi lançado o Siduction 2022.1 com Kernel 6.1, Xfce 4.18 e LXQt 1.2, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

A distribuição siduction é um sistema operacional orientado para desktop e meio live baseado no ramo “instável” do Debian. Separado de aptosid no final de 2011, o siduction oferece muitas mídias ao vivo separadas com uma variedade de ambientes de desktop.

O projeto também promete lançamentos regulares, um modelo de desenvolvimento aberto e relacionamento amigável com sua comunidade de desenvolvedores e usuários.

Siduction oferecia lançamentos mensais com componentes atualizados e os patches de segurança mais recentes para aqueles que queriam implantar a distribuição baseada em Debian em novos computadores.

Agora, Ferdinand Thommes anunciou o lançamento do siduction 2022.1 como a primeira e última grande atualização em 2022.

Novidades do Siduction 2022.1

Siduction 2022.1 lançado com Kernel 6.1, Xfce 4.18 e LXQt 1.2
Siduction 2022.1 lançado com Kernel 6.1, Xfce 4.18 e LXQt 1.2

Esta versão vem com arte do Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” e usa os repositórios Debian Sid (Unstable).

A distribuição Linux do siduction 2022.1 está agora disponível para download um ano após o siduction 2021.3 “Wintersky” e vem com muitos brindes para os fãs desta distribuição baseada em Debian Sid (Unstable) orientada para desktop.

Apelidado de “Masters of War”, o siduction 2022.1 é alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 6.1 para fornecer aos usuários o melhor suporte de hardware possível.

As imagens ISO vêm com o kernel Linux 6.1.1 por padrão, que é a versão mais recente no momento da escrita.

Três edições emblemáticas são fornecidas com esta versão apresentando o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.26.4, que é acompanhado pelos mais recentes pacotes de software KDE Frameworks 5.101 e KDE Gear 22.12 para a melhor experiência de Plasma, bem como o recém-lançado Xfce 4.18 e LXQt 1.2 ambientes de área de trabalho.

Segundo página de anúncio de lançamento:

“Esta edição, por razões óbvias, recebeu o codinome ‘Masters of War’. Isso remonta a uma música de Bob Dylan com o mesmo nome de 1962. Os usuários que estão conosco há algum tempo devem se lembrar que costumávamos usar canções de rock como codinomes para nossos lançamentos. Bem, hoje estamos voltando a essa tradição. O papel de parede deste lançamento combina a arte do Debian GNU/Linux 12 ‘Bookworm’ com esta música de Bob Dylan, que é tão atual hoje quanto era em 1962.”

Outra novidade no siduction 2022.1 é o frontend Nala para o gerenciador de pacotes apt do Debian (claro, você ainda pode usar o apt para baixar, instalar, atualizar e remover pacotes), a ferramenta Snapper para lidar com instantâneos do sistema ao instalar o siduction usando o sistema de arquivos Btrfs, bem como uma ferramenta chroot-helper na imagem ao vivo para facilitar o chroot em uma instalação existente do siduction sempre que seu sistema estiver quebrado.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Siduction 2022.1

Você pode baixar o siduction 2022.1 agora mesmo no site oficial ou clicando nos links de download mais abaixo, como KDE Plasma, Xfce, LXQt, Xorg e no X editions.

Compilações não oficiais com os ambientes de desktop GNOME, Cinnamon e MATE estão disponíveis aqui. Todas as edições gráficas usam Xorg Server por padrão.

A imagem ISO do Siduction 2022.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.