Calculate 23 lançado com Xfce 4.18, Cinnamon 5.6 e LXQt 1.2

Alexander Tratsevskiy anunciou o lançamento do Calculate Linux 23. Confira a novidades e descubra onde baixar a distro.

Calculate Linux é uma família baseada em Gentoo de três distribuições distintas. O Calculate Directory Server (CDS) é uma solução que suporta clientes Windows e Linux via LDAP + SAMBA, fornecendo aos servidores proxy, mail e Jabbers um gerenciamento simplificado de usuários.

O Calculate Linux Desktop (CLD) é uma estação de trabalho e distribuição de clientes no KDE, MATE ou Xfce, que inclui um assistente para configurar uma conexão com o Calculate Directory Server.

O Calculate Linux Scratch (CLS) é um CD live com uma estrutura de construção para criar uma distribuição personalizada.

Agora, Alexander Tratsevskiy anunciou o lançamento do Calculate Linux 23, um grande lançamento que traz algumas das mais recentes tecnologias GNU/Linux e componentes de software de código aberto.

Novidades do Calculate Linux 23

Calculate 23 lançado com Xfce 4.18, Cinnamon 5.6 e LXQt 1.2
Calculate 23 lançado com Xfce 4.18, Cinnamon 5.6 e LXQt 1.2

Esta versão inclui um servidor Calculate Container Manager para trabalhar com LXC, uma nova ferramenta cl-lxc e recursos de seleção de espelho para atualizações.

Chegando um ano após o Calculate Linux 22, o lançamento do Calculate Linux 23 é alimentado pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo e vem com alguns dos melhores e mais recentes ambientes de desktop, incluindo Xfce 4.18, Cinnamon 5.6, LXQt 1.2 e MATE 1.26. A edição do KDE, infelizmente, vem com o KDE Plasma 5.25.5 em vez da versão mais recente do KDE Plasma 5.26.

Um novo tipo de servidores de direcionamento está disponível como parte desta versão, chamado Calculate Container Manager (CCM), que pode ser usado para executar contêineres LXC. Além disso, uma nova ferramenta chamada cl-lxc foi adicionada para permitir que você crie e atualize contêineres do Calculate Linux.

Entre outras mudanças dignas de nota, o Calculate Linux 23 promete melhor detecção de drivers gráficos proprietários da NVIDIA, uma verificação de complexidade de senha para o instalador, seleção de espelho para pacotes binários no utilitário atualizador, um teste de disponibilidade para repositórios Git, vi editor de texto orientado a tela no pacote BusyBox, bem como caminho do Gentoo Portage apontando para /var/db/repos/gentoo.

Todas as edições gráficas apresentam o Xorg Server 21.1.4 e as edições do servidor vêm com OpenLDAP 2.4.58, Samba 4.15.12, Postfix 3.7.3, ProFTPD 1.3.8 e Bind 9.16.22. Todas as edições são fornecidas com o kernel Linux 5.15.82 LTS por padrão. Confira as notas de lançamento para obter mais detalhes sobre as versões de software incluídas em cada edição do Calculate Linux.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Calcular o Linux 23

Você pode baixar Calculate Linux como imagens ao live/instaláveis com os ambientes de desktop KDE Plasma (CLD), Xfce (CLDX e CLDXS), Cinnamon (CLDC), LXQt (CLDL) e MATE (CLDM), bem como as variantes Calculate Directory Server (CDS), Calculate Linux Scratch (CLS), Calculate Scratch Server (CSS) e Calculate Container Manager (CCM).

A imagem ISO do Calcular o Linux 22 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

As novas imagens ISO estão aqui apenas para novas implantações, pois os usuários existentes do Calculate Linux precisam apenas atualizar sua instalação para receber a nova versão e todas as suas melhorias, pacotes atualizados, etc.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.