Slax 11.2.0 RC1 lançado com base no Debian 11

Tomas Matejicek anunciou o lançamento do Slax 11.2.0 RC1 com base no Debian 11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Slax é um live CD minimalista baseado na ramificação ‘stable’ do Debian. Ele inicializa em um desktop simples usando o gerenciador de janelas Fluxbox, que oferece uma pequena coleção de aplicativos, incluindo o navegador da Web Chromium, um editor de texto e uma calculadora.

Antes da versão 9.x, o Slax era um live CD baseado no Slackware com a área de trabalho do KDE e uma ampla coleção de software pré-instalado para uso diário junto com ferramentas de recuperação úteis para administradores de sistema.

Agora, Tomáš Matějíček anunciou a disponibilidade do primeiro candidato a lançamento para uma nova versão principal do Slax, o Slax 11.2.0 RC1.

Novidades do Slax 11.2.0 RC1

Slax 11.2.0 RC1 lançado com base no Debian 11
Slax 11.2.0 RC1 lançado com base no Debian 11

Slax 11.2.0 RC1 é a primeira compilação do projeto derivada do Debian 11.

Nesta primeira prévia, alguns dos aplicativos não estão mais disponíveis, como Leafpad ou wicd, e o PCManFM foi substituído pelo Tux Commander.

Dito isso, Tomás disse que os usuários podem ficar à vontade para sugerir um pequeno aplicativo GUI simples (baseado em GTK) para configuração de rede.

Infelizmente, esta versão não inclui o navegador Chromium devido ao seu tamanho, mas se você clicar no ícone, ele será instalado automaticamente antes do primeiro uso.

Outro detalhe é que como o Debian também não suporta mais aufs, ele foi substituído por overlayfs no Slax. Esta é uma mudança interna que afeta o uso do comando ‘slax activate’ (não funcionará mais).

Tomás disse que está investigando possibilidades para fazê-lo funcionar novamente, mas até onde ele pôde ver, não há como modificar o sistema de arquivos de sobreposição existente em tempo real, como era possível com o aufs, o que significa que não é mais possível adicionar novos módulos no voe enquanto corre o Slax.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Slax 11.2.0 RC1

Os atuais usuários do sistema podem atualizar suas instalações executando o comando ‘sudo apt-get update & sudo apt-get full-upgrade‘ em um emulador de terminal.

Para quem quiser fazer uma nova instalação, a imagem ISO do Slax 11.2.0 RC1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO