Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual

Conheça o Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual, combinando uma base de teclado com um par de óculos AR.

Apesar dos laptops compactos, acredito firmemente que os melhores computadores para uso em trânsito são aqueles que são pequenos o suficiente para que você realmente queira levá-los com você, em vez de deixando-os em sua mesa.

Claro, a gente se acostuma a conectar o laptop a uma tela grande quando estou trabalhando em casa, porque o espaço extra na tela me ajuda a fazer mais.

Uma startup chamada Sightful está tentando oferecer o melhor dos dois mundos de uma maneira incomum: com um “laptop de realidade aumentada” chamado Spacetop que combina uma base de teclado com um par de óculos AR (Realidade Aumentada).

Não há tela tradicional, mas a Sightful afirma que o Spacetop oferece uma experiência de tela virtual de 100 polegadas.

Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual

Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual
Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual

Aqui está a ideia: em vez de olhar para uma tela de 13 polegadas, você pode colocar um par de óculos e ver uma tela grande virtual que flutua na frente de seus olhos, ou o equivalente a uma configuração de vários monitores e várias janelas .

Como o laptop usa óculos AR em vez de óculos VR, a exibição será sobreposta em seu ambiente do mundo real. Você pode olhar para baixo e ver o teclado e o touchpad ou pegar uma caneta, papel, uma xícara de café ou qualquer outra coisa.

E você pode olhar para o lado para ver o que está acontecendo ao seu redor. Mas ninguém poderá olhar por cima do seu ombro e ver no que você está trabalhando.

De acordo com Monica Chin, do The Verge, que teve a chance de testar uma versão de pré-lançamento do Spacetop, é realmente divertido de usar. Mas existem algumas limitações sérias.

Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual
Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual

Primeiro, aquela tela virtual de 100 polegadas? Na verdade, você não pode ver tudo de uma vez. O Spacetop usa um par personalizado de óculos de realidade aumentada Nreal, que possuem um campo de visão bastante limitado (em torno de 46 a 52 graus, dependendo da versão).

E isso significa que você pode ter que olhar em volta para encontrar a janela ou outro gráfico que está procurando se tiver aberto vários aplicativos ou guias do navegador diferentes.

Mas a maior limitação pode ser que este laptop que deveria nos libertar das limitações de telas pequenas, permitindo que os usuários abram quantos aplicativos e guias do navegador quiserem em vários monitores virtuais.

É alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 865, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Basicamente, ele tem as especificações de um smartphone de 2020.

A boa notícia é que a Sightful não está tentando fazer com que você execute o Windows nesse hardware: a empresa desenvolveu seu próprio sistema operacional chamado Spacetop OS.

Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual
Spacetop, um laptop que usa AR para oferecer uma tela virtual

Mas, neste ponto, a empresa está posicionando o sistema como uma plataforma que funciona melhor para usuários que executam aplicativos da web… e possivelmente não muitos deles ao mesmo tempo.

O Sightful também promete apenas mais de 5 horas de duração da bateria, o que é bastante abaixo do esperado. e com apenas duas portas USB tipo C, você pode precisar de um hub se quiser conectar periféricos.

As pessoas que preferem usar uma tela real de vez em quando podem usar qualquer uma dessas portas para conectar um monitor. Ambas as portas USB-C suportam o modo DisplayPort 1.4 Alt, bem como velocidades de transferência de dados de 10 Gbps e fornecimento de energia USB de 65 W para carregamento.

Outros recursos incluem suporte para conectividade sem fio WiFI 6, Bluetooth 5.1 e 5G NR Sub-6 e uma webcam de 5 MP, 2560 x 1920 pixels…

Sem contar os óculos, o Spacetop mede 266 x 249 x 40 mm (10,5″ x 8,8″ x 1,6″) e pesa cerca de 1,5 kg.

A Sightful ainda não anunciou o preço de varejo ou a disponibilidade, mas a empresa está lançando um programa de acesso antecipado. A empresa está convidando os primeiros usuários a se inscreverem para receber uma das primeiras 1.000 unidades.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.