SparkyLinux 2024.05 lançado com particionamento automático

E foi lançado o SparkyLinux 2024.05 com particionamento automático, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Sparky Linux é uma distribuição Linux leve baseada em desktop baseada no Debian. Ele visa facilitar os recursos do sistema e pode dar uma nova vida aos computadores antigos.

Sparky é uma distribuição única no sentido de que fornece as edições Debian estável e de teste. Em geral, o Sparky não é voltado para iniciantes em Linux, mas sim para usuários com algum conhecimento em Linux.

A versão estável apresenta ISOs com diferentes ambientes de desktop, como LXQt, Xfce e KDE. Eles também oferecem uma versão semi-rolante que é baseada no branch de teste do Debian e apresenta pacotes mais atualizados.

E a versão semi-rolling vem com os mesmos ambientes de desktop da versão estável mais o ambiente de desktop MATE.

Agora, a equipe SparkyLinux publicou um novo snapshot da sua plataforma rolling da distribuição, o SparkyLinux 2024.05.

Novidades do SparkyLinux 2024.05

Sparky 2024.05 lançado com particionamento automático

Sim. SparkyLinux anunciou uma atualização 2024.05 para suas imagens ISO semi-rolling, introduzindo uma série de melhorias, incluindo um instalador CLI renovado com recursos de particionamento automático e uma base de pacotes atualizada.

O destaque desta versão é a melhoria do Sparky CLI Installer. Agora inclui uma opção de particionamento automático, tornando o processo de instalação significativamente mais rápido.

Além disso, SparkyLinux 2024.05 incorpora as versões mais recentes do kernel Linux disponíveis nos repositórios SparkyLinux, incluindo 6.7.12, com versões de suporte de longo prazo também disponíveis 6.6.30, 6.1.90 e 5.15.158.

Atualizações de aplicativos notáveis ​​incluem Firefox 115.10.0-ESR e Thunderbird 115.10.1, ambos com o objetivo de fornecer uma experiência de usuário mais segura e estável. O LibreOffice também foi atualizado para a versão 24.2.0.

Surpreendentemente, SparkyLinux interrompeu o uso do front-end Nala APT devido ao seu desempenho inadequado de atualização de pacote em comparação com o APT.

Diante disso, os usuários são aconselhados a voltar a usar o APT para atualizações do sistema por meio da ferramenta sparky-upgrade.

No entanto, se você está apostando no desktop LXQt, pode ficar um pouco desapontado porque o SparkyLinux 2024.05 atualizado ainda depende da versão 1.4 em vez do LXQt 2.0 lançado em meados de abril.

Para os amantes do desktop MATE, a atualização substitui ‘galculator’ por ‘mate-calc’ para uma experiência mais integrada.

Além disso, todas as edições semi-rolantes do SparkyLinux têm alguns novos pacotes adicionados, como ‘orca’ e ‘qt6ct’, melhorando a acessibilidade e as opções de personalização para os usuários.

Por último, se você quiser experimentar o SparkyLinux 2024.05, a senha do usuário ativo é ‘live’ e não há senha de root.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 2024.05

Os usuários existentes não precisam baixar as novas imagens para manter suas instalações atualizadas.

Basta executar o comando sudo apt update && sudo apt full-upgrade para instalar todas as atualizações mais recentes para seu sistema.

Para aqueles que optam por uma nova instalação, o Sparky semi-rolling está disponível em várias versões, incluindo LXQt, KDE Plasma, MATE, Xfce, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo texto).

A imagem ISO do SparkyLinux 2024.05 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile