SparkyLinux 5.11 lançado com as atualizações mais recentes do Debian Buster

A equipe SparkyLinux anunciou uma atualização da série SparkyLinux 5 “Nibiru, o SparkyLinux 5.11. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

SparkyLinux é uma distribuição rolling release (atualização continua) leve, rápida e simples, baseada no Debian testing.

SparkyLinux 5.11 lançado com as atualizações mais recentes do Debian Buster

SparkyLinux foi iniciado em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.

Esse sistema baseia-se no ramo de “teste” do Debian e usa um “ciclo de lançamento contínuo” (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários.

Graças a maneira que é distribuída, ela pode ser usada em computadores modernos e também em PC´s antigos.

SparkyLinux oferece vários ambientes de desktop leves, incluindo o LXDE, Enlightenment, JWM, KDE, LXQt, OpenBox/JWM, MATE, Razor-QT e Xfce, todos ligeiramente personalizados e com plugins multimídia, conjuntos selecionados de apps, além de ferramentas próprias e personalizadas para facilitar diferentes tarefas.

Agora, a equipe de desenvolvimento SparkyLinux lançou hoje a atualização SparkyLinux 5.11 da série SparkyLinux 5 “Nibiru”.

Novidades do SparkyLinux 5.11

O SparkyLinux 5.11 chega quase dois meses após o SparkyLinux 5.10.1 para trazer todas as atualizações e correções de segurança mais recentes da série de sistemas operacionais Debian 10 “Buster”.

Entre alguns dos componentes atualizados incluídos nesta versão, há o navegador da web Mozilla Firefox 68.6.0 ESR, o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.6.0, bem como o pacote de escritório do LibreOffice 6.1.5.

Sob o capô, o SparkyLinux 5.11 está usando o kernel Linux 4.19.98 LTS para sistemas de 32 bits e 64 bits e o kernel Linux 4.19.97 LTS para arquiteturas ARMhf.

Além disso, a imagem ISO contém nove novos e belos papéis de parede relacionados à natureza. Outra mudança trazida por esta atualização é o fato de o repositório SparkyLinux “stable” ter sido renomeado para “nibiru”.

Apesar disso, os usuários existentes executando a série SparkyLinux 5 “Nibiru” não precisam alterar os repositórios, pois os desenvolvedores confirmaram que os repositórios “estáveis” existentes funcionam como antes.

Além disso, eles não precisam fazer o download das novas imagens ISO para atualizar suas instalações. O SparkyLinux 5.11 está aqui apenas para novas implantações e vem como os sabores Xfce, LXQt, MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (modo de texto).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 5.11

Os atuais usuários existentes que executam a série do SparkyLinux 5 “Nibiru” devem atualizar suas instalações executando os comandos listados abaixo em um emulador de terminal.

sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Se você for um novo usuário, a imagem ISO do SparkyLinux 5.11 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Categorias Debian, Linux, Notícias, Open Source, Software livre Tags , , , , ,

Deixe um comentário

Sair da versão mobile