SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye

A equipe SparkyLinux anunciou mais uma atualização do seu sistema, o SparkyLinux 6. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples, projetada para computadores novos e antigos que possuem desktops personalizados do Enlightenment e do LXDE.

O projeto nasceu em outubro de 2011 como um remix do Ubuntu com o Enlightenment como a área de trabalho padrão com o nome ue17r (Ubuntu Enlightenment17 Remix). Após alguns meses de teste, o sistema base foi alterado para Debian e foi renomeado para SparkyLinux.

O SparkyLinux baseia-se no ramo de ‘testing’ do Debian e usa um ‘ciclo de lançamento contínuo’ (rolling-release). Inclui uma coleção de ferramentas e scripts para facilitar a administração do sistema para seus usuários. Mas ele também possui uma versão baseada no Debian Stable.

Conheça e experimente a distribuição leve SparkyLinux

Agora, o desenvolvedor da distribuição SparkyLinux baseada em Debian anunciou hoje a disponibilidade geral do SparkyLinux 6.0, uma grande atualização estável derivada da série de sistema operacional Debian 11 Bullseye.

Novidades do SparkyLinux 6

SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye
SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye

Chamado de “Po Tolo”, o SparkyLinux 6.0 é totalmente compatível com os repositórios de software do recém-lançado sistema operacional Debian 11 “Bullseye” e inclui pacotes atualizados que foram lançados em 16 de agosto de 2021, junto com o série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo.

Obviamente, essa não é a única novidade na versão SparkyLinux 6.0, que também apresenta um instalador gráfico Calamares atualizado e aprimorado, suporte nativo para sistemas de arquivos exFAT com o uso do utilitário exfatprogs para gerenciar partições formatadas em exFAT e impressão sem driver estendida para USB dispositivos compatíveis com o novo pacote ipp-usb, que também está incluído no Debian Bullseye.

Outro recurso importante da versão SparkyLinux 6.0 é a substituição do utilitário Sparky APTus pelo Sparky APTus AppCenter, que ajuda os usuários a instalar, reinstalar, atualizar e remover mais de 2300 pacotes e kernels, incluindo mais de 20 ambientes de desktop pré-configurados.

SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye
SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye

Todas as ferramentas do antigo utilitário APTus também estão disponíveis, junto com muitas outras melhorias.
SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye
SparkyLinux 6 lançado com base no Debian 11 Bullseye

Além disso, o SparkyLinux 6.0 vem com o aplicativo RiseupVPN pré-instalado para quem deseja uma camada extra de segurança e anonimato ao navegar na Internet.

Para completar, esta versão substitui o aplicativo Sparky Welcome pelo novo aplicativo Sparky FirstRun para ajudar os recém-chegados a configurar melhor o sistema.

Por fim, você encontrará 12 novos e belos papéis de parede da natureza, PCManFM como gerenciador de arquivos padrão e Mozilla Firefox ESR como navegador da web padrão para a edição MinimalGUI (Openbox) e um novo tamanho de fonte para desktop (11).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SparkyLinux 6

SparkyLinux 6.0 está disponível em várias edições com os ambientes de desktop Xfce 4.16, LXQt 0.16 e KDE Plasma 5.20, bem como MinimalGUI (Openbox) e MinimalCLI (somente modo de texto) para sistemas de 64 bits e 32 bits. Você pode baixá-lo agora mesmo do site oficial.

A imagem ISO do SparkyLinux 6 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Claro, os usuários atuais do SparkyLinux 5 não precisam baixar os novos ISOs para atualizar suas instalações para a versão 6.0, mas apenas executar os comandos sudo apt update && sudo apt full-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!