Spotlight para linux: Instale e experimente o Mutate

Spotlight para linux: Instale e experimente o Mutate

Procurando um Spotlight para linux? Então instale e experimente o Mutate, um aplicativo com as mesmas características (e algo mais) que o Spotlight da Apple.


O OS X Yosemite trouxe o novo Spotlight, um poderoso e nem tão recente recurso de produtividade do sistema operacional Unix da Apple. Na verdade, a maioria dos sistemas operacionais atuais oferece alguma ferramenta de busca dentro dele.
Spotlight para linux: Instale e experimente o Mutate7

Como o Linux é ambiente de trabalho moderno, que possui muito mais recursos do que qualquer outro sistema operacional, ele também oferece essa funcionalidade.

Por exemplo, o Ubuntu com o ambiente Unity tem seu Dash, o Gnome Shell desktop também tem a sua busca integrada, Whisker pode ser usado no Xfce, o KDE também oferece uma busca no menu e os ambientes Mate e Cinnamon tem já tem esse recurso.

Mas tudo que é bom pode ser melhorado e sempre haverá alguns usuários Linux que trazem novidades para o sistema com o objetivo de torná-lo melhor do que qualquer outro sistema operacional.

Eis que surge Mutate, uma alternativa para o Spotlight do OS X. Criado por Wei Qiang, esse aplicativo oferece praticamente as mesmas características ou talvez até melhores que o Spotlight da Apple.

O programa é um sistema de busca com base na seleção, o que cria um índice de todos os itens e arquivos no sistema.

Mutate foi projetado para permitir que o usuário possa localizar rapidamente uma grande variedade de itens no computador, incluindo documentos, fotos, músicas, aplicativos e Preferências do Sistema.

O aplicativo também pode executar alguns comandos do terminal Linux, abrir URLs no navegador web, traduzir de uma língua para outra, e também permite que você faça logout, desligue ou reinicie o computador.

O repositório usado nesse tutorial não tem uma versão para o Ubuntu 16.04. Por isso, se quiser instalar o programa nessa versão do Ubuntu, use o processo de instalação manual.

Como instalar o spotlight para linux Mutate no Ubuntu e seus derivados

Para instalar o Mutate no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando ou use esse tutorial;

sudo add-apt-repository ppa:noobslab/apps

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install mutate

Como instalar o Mutate manualmente ou em outras distros

Se não quiser adicionar o repositório ou quer tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, você pode pegar o arquivo DEB do programa na página de download do repositório e instalar ele manualmente (clicando duas vezes nele).

Ou faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome mutate.deb:

wget http://ppa.launchpad.net/noobslab/apps/ubuntu/pool/main/m/mutate/mutate_2.4-b~wily~NoobsLab.com_i386.deb -O mutate.deb

Passo 5. Se seu sistema é de 64 bits, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome mutate.deb:

wget http://ppa.launchpad.net/noobslab/apps/ubuntu/pool/main/m/mutate/mutate_2.4-b~wily~NoobsLab.com_amd64.deb -O mutate.deb

Passo 5. Agora instale o programa com o comando:

sudo dpkg -i mutate.deb

Passo 6. Caso seja necessário, instale as dependências do programa com o comando:

sudo apt-get install -f

Mas lembre-se! Ao optar por esse tipo de instalação, você não receberá nenhuma atualização do programa.

Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite mutate no Dash (ou em terminal, seguido da tecla TAB)

Desinstalando o Mutate no Ubuntu e derivados

Para desinstalar o Mutate no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Desinstale o programa, usando os comandos abaixo;

sudo apt-get remove mutate --auto-remove

Fonte

O que está sendo falado no blog

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile