Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux

Fornecedora de hardware Linux do Reino Unido, a Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux. Confira as novidades desse lançamento.

CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).

O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.

Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.

Agora, a Star Labs, fornecedora de hardware Linux do Reino Unido, anunciou o lançamento do firmware de código aberto Coreboot 7 para seus laptops com Linux com novos recursos e melhorias.

Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux

Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux
Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux

Com base no lançamento do Coreboot 4.14 upstream, o firmware de código aberto Coreboot 7 da Star Labs está agora disponível para os notebooks StarBook Mk V, Star LabTop Mk III e Star LabTop Mk IV Linux, junto com um utilitário Coreboot Configurator atualizado.

Este lançamento chega cerca de três meses após o Coreboot 6 e traz vários novos recursos, incluindo uma nova opção para definir o nível de carga máximo como 60, 80 ou 100 por cento, bem como uma nova opção para definir a curva do ventilador como Agressiva, Normal, ou silencioso.

Essas novas opções estão disponíveis rapidamente no utilitário Coreboot Configurator, que também permite desativar ou ativar as opções sem fio, webcam, microfone, Hyper-Threading, Intel VT-d, Intel ME, Fn Ctrl reverse ou clock gating do laptop, bem como para definir um perfil de energia, tempo limite da luz de fundo do teclado e comportamento ao ligar.

Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux
Star Labs lançou o Coreboot 7 para seus laptops Linux

Além disso, o lançamento do Coreboot 7 melhora o volume e a qualidade do alto-falante, corrige um bug que pode desativar o microfone, a webcam e o Wi-Fi ao atualizar para o Coreboot 6 e corrige o segundo controle de luz de fundo ACPI.

Se você possui um laptop Star LabTop Mk III, Star LapTop Mk IV ou StarBook Mk V Linux e está usando o firmware de código aberto Coreboot, pode atualizar seu computador para a versão 7 seguindo as instruções nesse endereço.

Como um lembrete, você precisará ter o fwupd 1.5.6 ou posterior instalado em sua distribuição Linux, que deve ser Ubuntu 20.04 LTS ou posterior, Linux Mint 20.1 ou posterior, elementaryOS 6 ou Manjaro 21 ou posterior.

Além disso, o BIOS Lock deve ser desabilitado e seu laptop deve ser conectado ao carregador e a bateria carregada a pelo menos 30%.

Em notícias relacionadas, a Star Labs anunciou que a distribuição MX Linux 21 “Wildflower” recentemente lançada está disponível agora como uma opção pré-instalada para todos os seus laptops com Linux, incluindo o notebook StarLite Mk IV de 11 polegadas que foi lançado na semana passada .

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

2 comentários em “Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.