Steam Snap da Canonical está causando dores de cabeça à Valve

Apesar dos seus esforços para melhorar a experiência de jogo do Ubuntu, o Steam Snap da Canonical está causando dores de cabeça à Valve.

A Canonical pode estar intensificando seus esforços para melhorar a experiência de jogo do Ubuntu – sim – mas parece que seu pacote Steam Snap está causando algumas dores de cabeça para a Valve.

Steam Snap da Canonical está causando dores de cabeça à Valve

Steam Snap da Canonical está causando dores de cabeça à Valve
Steam Snap da Canonical está causando dores de cabeça à Valve

Timothée Besset, um engenheiro de software que trabalha no cliente Steam da Valve, foi ao Mastodon

esta semana para revelar:

“A Valve está vendo um número crescente de relatórios de bugs para problemas causados ​​pelo reempacotamento do cliente Steam pela Canonical através do snap.”

Besset acrescenta que:

“Não estamos envolvidos com a reembalagem Snap. Tem muitos problemas, e a melhor maneira de instalar o Steam no Debian e sistemas operacionais derivados é […] usar o .deb oficial.”

Aqueles que não desejam usar o pacote Deb oficial são solicitados a considerar a versão Flatpak, pois embora (como o Steam snap) , o Steam Flatpak também não seja oficial e não seja suportado diretamente pela Valve, ao contrário do Snap, a listagem da loja informa isso ao usuário.

A Canonical lançou seu Steam Snap em 2022 como uma prévia de teste/desenvolvimento. Esse esforço durou cerca de 11 meses, e a compilação foi considerada estável em abril do ano passado, a tempo para o lançamento do Ubuntu 23.04.

Como a Canonical desenvolve Snap e empacota e integra o cliente Steam Linux para trabalhar dentro da tecnologia, quaisquer bugs, problemas ou peculiaridades decorrentes da compilação do Steam snap (em teoria) devem ser relatados a eles primeiro, em vez de para Válve.

Afinal, os engenheiros da Canonical estão em melhor posição para saber se um problema está relacionado ao pacote snap ou algo dentro do próprio Steam que os desenvolvedores upstream da Valve deveriam saber.

Mas não parece que isso esteja acontecendo. Por que?

Quero dizer, os usuários do Ubuntu sabem que estão usando uma versão Snap que não foi feita pela Valve?

Eles abrem o software Ubuntu, procuram por ‘Steam’, clicam no resultado correspondente, veem uma marca verde tranquilizadora (embora ao lado de ‘Canonical’ em vez de Valve, mas é uma marca de seleção) e clicam em instalar – portanto, o snap do Steam.

Embora o software Ubuntu (e o App Center mais recente) mostre filtros de pacotes de exibição e rótulos de formato/fonte na interface do usuário, bem como nomes de desenvolvedores/pacotes e links de suporte, esses recursos só são úteis para aqueles que sabem o que significam ou que procuram por eles.

Porque é fácil presumir que quem usa Ubuntu também respira isso.

Eu diria que não. O Ubuntu tem uma base de instalação colossal e há uma boa chance de a maioria dos usuários não saber o que é snap, como ele difere da embalagem tradicional, etc. (e provavelmente eles também não deveriam precisar).

Ainda assim, algumas sinalizações simples no Steam Snap para indicar aos usuários os caminhos certos para relatar bugs ajudariam a aliviar o fardo da Valve.

E com o recente lançamento de uma sala de jogos Ubuntu no Matrix, há muitos lugares onde os usuários do Ubuntu podem ir para obter conselhos sobre jogos.

Eles só precisam saber sobre eles, eu acho!

A Canonical poderia ajustar a descrição da loja para mencionar que seu pacote não é suportado/afiliado à Valve?

Talvez, mas o benefício dependeria da leitura da descrição pelas pessoas, e acho que a maioria das pessoas que desejam instalar o Steam não o faria, pois sabem o que é!

Se o Steam Snap da Canonical continuar a ter problemas que fazem com que a Valve seja contatada por usuários insatisfeitos com a experiência, Timothée Besset sugere que a empresa poderia “começar a emitir um aviso” para os usuários do Steam Snap quando eles abrirem o aplicativo.

Embora isso pareça uma medida extrema, seria injusto? A Valve (e até certo ponto sua reputação) é a que está sendo afetada tal como está.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.