GNU Octave 9.1 lançado com backend gráfico melhorado, e mais

E foi lançado o GNU Octave 9.1 com backend gráfico melhorado, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar no Linux.

GNU Octave é uma linguagem interpretada de alto nível, destinada principalmente a cálculos numérico, que fornece recursos para a solução numérica de problemas lineares e não lineares e para a realização de outros experimentos numéricos.

Octave também fornece recursos gráficos abrangentes para visualização e manipulação de dados. O Octave é normalmente usado por meio de sua interface de linha de comando interativa, mas também pode ser usado para escrever programas não interativos.

A linguagem Octave é bastante semelhante ao Matlab, de modo que a maioria dos programas é facilmente portável.

O intérprete Octave pode ser executado no modo GUI, como um console ou invocado como parte de um script de shell. Resolva sistemas de equações com operações de álgebra linear em vetores e matrizes.

Agora, foi anunciado o lançamento do GNU Octave 9.1.

Novidades do GNU Octave 9.1

GNU Octave 9.1 lançado com backend gráfico melhorado, e mais
GNU Octave 9.1 lançado com backend gráfico melhorado, e mais

Sim. Foi lançado o GNU Octave 9.1.0! Esta versão principal melhora o backend gráfico, a compatibilidade com Matlab e contém muitas funções novas e melhoradas.

E, de acordo com o changelog, o novo Octave 9.1.0 revisou dec2base, dec2bin e dec2hex. Eles agora aceitam entradas negativas e entradas fracionárias.

O GNU Octave 9.1 reprojetou a função inputParser para obter uma melhoria de desempenho de 60%. E a função de permissões ficou mais rápida.

A função audiowrite agora suporta gravação em formatos de áudio MPEG (incluindo MP3) se a biblioteca sndfile suportar. O diretório atual do oruntests agora muda para o diretório que contém os arquivos com os testes durante o teste.

A versão apresenta novas funções, incluindo isenv, ismembertol, isuniform, tensorprod.

As funções disable_diagonal_matrix, disable_permutation_matrix e disable_range foram removidas! As substituições são optimize_diagonal_matrix, optimize_permutation_matrix e optimize_range

No GNU Octave 9.1, operadores como .+, .+=, ** e .**= foram removidos. As substituições são +, +=, +=, ^ e .^=. E as seguintes funções estão obsoletas:

  • idx_vector::bool()
  • all_ok(const Array&) in Array-util.h.
  • octave_base_value::count

Outras mudanças presentes no GNU Octave 9.1 incluem:

  • Os arquivos Classdef agora suportam pontos de interrupção dentro deles.
  • Suporte Qt6.
  • Back-end FLTK obsoleto, em favor do Qt.
  • setfunção agora aceita qualquer combinação de pares nome/valor, matriz de células de nomes/matriz de células de valores ou estruturas de propriedades.
  • A propriedade gráfica dos eixos "TickDir"agora aceita a opção "none". Ele não desenhará marcas de escala, mas ainda desenhará rótulos de escala.
  • quiverquiver3agora plote corretamente as entradas numéricas não flutuantes, convertendo-as internamente para ‘double’.
  • Código como `A = uns (3, 3); A(:, :, 1) = []` agora é compatível com Matlab.
  • madfunção agora produz saída compatível com Matlab usando funções meanmedianfunções aprimoradas
  • linspacelogspaceagora lida com Infentradas de maneira compatível com Matlab.
  • O mode agora produz saída compatível com Matlab para entradas vazias.
    • Por fim, existem também muitas outras atualizações de compatibilidade e correções de bugs do Matlab. 

      Para saber mais sobre essa versão do GNU Octave, acesse a nota de lançamento.

      Como instalar ou atualizar o GNU Octave

      O software oferece o pacote oficial Snap que roda em sandbox. O usuário pode simplesmente procurar e instalá-lo a partir do Ubuntu Software/gerenciador de software de sua distro que suporta Snap. Ele também está disponível para instalação como pacote Flatpak.

      Então, para instalar a versão mais recente do GNU Octave nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
      Como instalar o ambiente de programação GNU Octave no Linux

      Para aqueles que preferem o formato de pacote clássico .deb, aqui está um PPA não oficial que contém o pacote para Ubuntu e derivados.

      Para instalar usando esse repositório, abra um terminal e execute os comandos abaixo;
      sudo add-apt-repository ppa:ubuntuhandbook1/octave
      sudo apt update
      sudo apt install octave

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.