Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple

Para atender ao pedido negado pela empresa da maçã, a Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple.

Muitos já desejaram isso, mas Apple indicou repetidamente que não tem planos de trazer seu aplicativo iMessage para o Android.

Apesar disso, um punhado de empresas terceirizadas tem tentado facilitar as comunicações entre usuários de Android e iOS ao longo dos anos com software de terceiros como o Beeper, que meio que o leva até lá com soluções complicadas.

Agora, uma startup chamada Sunbird promete oferecer uma maneira mais simples e eficaz para pessoas com telefones Android conversarem com pessoas usando o iMessage.

Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple

Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple
Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple

Sim. A Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple. Mas o software ainda está em alfa, você precisa de um convite para usá-lo, a empresa não forneceu muitos detalhes sobre como ele funciona e alguns dos primeiros testadores tiveram problemas para fazê-lo funcionar.

Aplicativos como o Beeper basicamente permitem que seu telefone Android se conecte a um Mac, iPhone ou iPad ao qual você já tenha acesso, o que permite enviar mensagens usando a tecnologia da Apple a partir de um dispositivo Android, se você também tiver um dispositivo Apple.

O Sunbird não tem essa limitação, porque parece que a empresa basicamente executará um software baseado em nuvem que traduz suas mensagens do Android para o iMessage e vice-versa.

Portanto, ainda há alguma retransmissão acontecendo, mas você não precisará de um dispositivo Apple para enviar e receber mensagens de pessoas usando o iMessage.

E ao contrário do Beeper, o Sunbird promete que as mensagens ainda serão criptografadas.

Mas não está claro o quão bem a tecnologia funciona – o Sunbird mostrou uma demonstração pré-gravada durante um evento para a imprensa esta semana e não respondeu a algumas das perguntas mais difíceis feitas pelos jornalistas.

E enquanto os representantes do Sunbird deram ao pessoal da Android Authority acesso antecipado ao aplicativo, mas na verdade enviar e receber mensagens não parecia funcionar.

Talvez possamos atribuir isso ao fato de o Sunbird ser um alfa de pré-lançamento, mas provavelmente é muito cedo para dizer o quão bem ele funcionará no futuro.

Afinal, o Sunbird não só precisa permitir que seu telefone Android acesse o sistema de bate-papo da Apple, mas se o aplicativo se tornar popular, a empresa provavelmente precisará ampliar seus servidores para permitir que mais pessoas se conectem, enviem e recebam mensagens.

Embora o suporte ao iMessage seja provavelmente o recurso mais chamativo do Sunbird, os desenvolvedores dizem que querem tornar o aplicativo uma plataforma única e unificada para mensagens de serviços como WhatsApp, Facebook Messenger, Slack, Signal, Telegram, Discord e outros serviços de comunicação, incluindo SMS e texto.

Isso me lembra um pouco de outro aplicativo com tema de pássaro que estava trazendo paz entre AIM, MSN e outras plataformas de mensagens de desktop quando os smartphones ainda nem existiam.

Mas ao contrário do Pidgin, o Sunbird não é de código aberto. E a principal proposta de valor do Sunbird é baseada na promessa de que ele pode permitir que você use um serviço importante da Apple sem um dispositivo Apple… sem o suporte da Apple. Veremos como isso acontece.

Enfim, a Sunbird promete levar o iMessage para o Android sem a ajuda da Apple e diz que planeja lançar convites para um beta fechado até o final do ano, com um lançamento público agendado para meados de 2023. O aplicativo será gratuito no lançamento, embora o Sunbird possa cobrar por alguns recursos no futuro.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.