Suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel

Apesar de ter ganho uma sobrevida no sistema do pinguim, agora o suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel.

O kernel do Linux é responsável por oferecer suporte a um grande número de tecnologias, incluindo uma ampla variedade de sistemas de arquivos.

EXT4, XFS e Btrfs tornaram-se os mais populares e os únicos padrões na cena mainstream, enquanto F2FS é o concorrente que aspira a ser o quarto na disputa.

Nesse contexto, alguns desenvolvedores do kernel já propuseram aposentar o veterano ReiserFS, que há muito tem sido mais abandonado do que mantido.

Como parte das atualizações dos drivers de sistema de arquivos mais antigos para Linux 6.6, o sistema de arquivos ReiserFS não é mais marcado como “Suportado”, mas é oficialmente tratado como “Obsoleto” no kernel Linux.

Suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel

Suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel
Suporte ao ReiserFS foi oficialmente declarado obsoleto no kernel

A mesclagem linux-fs para o ciclo Linux 6.6 agora trata o ReiserFS como obsoleto, o sistema de arquivos usado há muito tempo por padrão em sistemas como o SUSE Linux.

No ano passado, com o Linux 5.18, o ReiserFS foi descontinuado e agora, obsoleto, provavelmente será retirado do kernel principal do Linux nos próximos dois a três anos.

No ano passado, o openSUSE Tumbleweed também encerrou o suporte ao ReiserFS como uma das poucas distribuições que o suportam como opção.

ReiserFS é obsoleto em comparação com sistemas de arquivos Linux modernos como EXT4, Btrfs, XFS e outras opções modernas como F2FS e o próximo Bcachefs.

O desenvolvimento do Reiser4 nunca resultou em sua inclusão na linha principal, sem grandes apoiadores corporativos do esforço e outros se distanciando dos sistemas de arquivos Reiser após a condenação por assassinato do criador do ReiserFS, Hans Reiser.

Tem havido algum trabalho ocasional em torno do sistema de arquivos Reiser5 liderado pelo ex-desenvolvedor da Namesys, Edward Shishkin, mas neste estágio não parece que o Reiser5 será implementado no curto prazo.

Portanto, embora não seja surpreendente, com o Linux 6.6 o ReiserFS agora está marcado como obsoleto.

Se você tiver alguma partição ReiserFS disponível, já passou da hora de mudar para outra opção de sistema de arquivos se você estiver usando-a ativamente com versões modernas do kernel Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

1 comentário em “Como converter imagens para vídeo no Linux”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.