Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Suporte preliminar para o M1 da Apple chegará no kernel 5.13

Bastante aguardado pelos fãs dos produtos da gigante de Cupertino, o suporte preliminar para o M1 da Apple chegará no kernel 5.13.

Embora o esforço independente para fazer com que o SoC baseado em ARM, o M1 da Apple, funcione sob o Linux tenha acontecido há apenas alguns meses, com o próximo ciclo do Linux 5.13, o suporte muito preliminar para o M1 da Apple e dispositivos movidos a M1 parece que finalmente chegará.

Hector Martin enviou a solicitação de pull procurando ter o suporte inicial Apple M1 enfileirado como parte das mudanças ARM SoC/plataforma para a janela de mesclagem do Linux 5.13 que, por sua vez, será aberta em algumas semanas.

Suporte preliminar para o M1 da Apple chegará no kernel 5.13

Suporte preliminar para o M1 da Apple chegará no kernel 5.13

Desde o início deste ano, houve algumas rodadas de patches de kernel do Apple M1 Linux para trazer os drivers essenciais necessários para fazer o kernel Linux inicializar no 2020 Mac Mini, MacBook Pro e MacBook Air com o Apple Silicon interno.

Ele está em boa forma para que esse código inicial provavelmente chegue ao Linux 5.13, que por sua vez será lançado como estável no período de junho.

Essa porta inicial do Apple M1 Linux obtém os bits UART, interrupts, SMP e DeviceTree para oferecer funcionalidade básica. Há também um frame-buffer baseado em SimpleFB, mas fazer funcionar a aceleração 3D / vídeo obviamente será um desafio assustador.

Além de outras áreas de suporte à plataforma Apple M1 ainda a serem abordadas, é provável que leve algum tempo para que os gráficos do Apple M1 funcionem totalmente no Linux para o uso diário …

Basta dar uma olhada na longa apresentação da pilha de drivers gráficos de código aberto Raspberry Pi/Broadcom e é aí que há documentação e atividade comercial envolvida.

A engenharia reversa do Freedreno para os gráficos da Qualcomm Adreno foi um esforço de vários anos antes de se tornar bastante viável e, da mesma forma, o esforço do Panfrost para Arm Mali também foi um empreendimento e, no caso deles, só agora começamos a trabalhar no suporte do Vulkan.

Será surpreendente se neste ano civil se eles conseguirem fazer com que um desktop acelerado funcione suficientemente bem e confiável para o uso diário básico no M1.

Em qualquer caso, para aqueles interessados ​​em mais detalhes sobre os patches iniciais do Apple M1, tentando entrar no que será o kernel Linux 5.13, podem ver esse Git pull na lista de discussão do kernel.

Sair da versão mobile