Suricata 6 lançado com suporte para HTTP/2, melhorias e muito mais

E foi lançado o Suricata 6 com suporte para HTTP/2, melhorias em protocolos/desempenho e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar.

O Suricata é um mecanismo de detecção de ameaças de rede gratuito e de código aberto, maduro, rápido e robusto. Ele é baseado em um conjunto de regras desenvolvido externamente para monitorar o tráfego de rede e fornecer alertas ao administrador do sistema quando ocorrerem eventos suspeitos.

Seu engine é capaz de detecção de intrusão em tempo real (IDS), prevenção de intrusão em linha (IPS), monitoramento de segurança de rede (NSM) e processamento de pcap offline.

Ou seja, ele é um sistema de detecção e prevenção de intrusão de rede que fornece um meio de fiscalizar vários tipos de tráfego.

Agora, após um ano de desenvolvimento, a Open Information Security Foundation (OISF) anunciou, por meio de uma postagem em blog, o lançamento da nova versão do Suricata 6.0.

Novidades do Suricata 6

Suricata 6 lançado com suporte para HTTP/2, melhorias e muito mais
Suricata 6 lançado com suporte para HTTP/2, melhorias e muito mais

Nesta nova edição são apresentadas várias melhorias interessantes, como suporte para HTTP/2, melhorias em vários protocolos, melhorias de desempenho, entre outras alterações.

Sim. Nesta nova versão do Suricata 6.0 poderemos encontrar o suporte inicial para HTTP/2 com o qual se introduzem inúmeras melhorias como o uso de uma única conexão, a compressão de cabeçalhos, entre outras coisas.

Além disso, o suporte para os protocolos RFB e MQTT foi incluído, incluindo definição de protocolo e recursos de registro.

O desempenho de registro também foi significativamente aprimorado por meio do mecanismo EVE, que fornece saída de evento JSON. A aceleração é alcançada graças ao uso do novo gerador de coletor JSON, escrito na linguagem Rust.

A escalabilidade do sistema de registro EVE foi aumentada e a capacidade de manter um arquivo de registro de hotel para cada transmissão foi implementada.

Além disso, Suricata 6.0 introduz uma nova linguagem de definição de regra que adiciona suporte para o parâmetro from_end na palavra-chave byte_jump e o parâmetro bitmask em byte_test.

Para completar, a palavra-chave pcrexform foi implementada para permitir que expressões regulares (pcre) capturem uma substring.

A capacidade de refletir endereços MAC no registro EVE e aumentar os detalhes do registro DNS.

Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:

  • Adicionada conversão de urldecode.
  • Adicionada palavra-chave byte_math.
  • Capacidade de registro para o protocolo DCERPC. A capacidade de definir condições para despejar informações no registro.
  • Desempenho aprimorado do motor de fluxo.
  • Suporte para identificação de implementações SSH (HASSH).
  • Implementação do decodificador de túnel GENEVE.
  • Código Rust reescrito para lidar com ASN.1, DCERPC e SSH. Rust também suporta novos protocolos.
  • Fornece a capacidade de usar cbindgen para gerar links em Rust e C.
  • Adicionado suporte inicial a plugins.

Para saber mais sobre essa versão do Suricata, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Suricata 6

Para instalar a versão mais recente do Suricata no Ubuntu e derivados, use esse tutorial:
Como instalar o utilitário de segurança Suricata no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!