SUSE Linux Enterprise 15 SP5 lançado com muitas mudanças

A equipe do SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 SP5. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O SUSE Linux Enterprise é uma plataforma interoperável para computação de missão crítica. O SUSE Linux Enterprise Desktop é um desktop Linux de qualidade empresarial, pronto para uso comercial rotineiro.

Ele fornece interoperabilidade com sistemas existentes e muitos aplicativos de escritório. Ele também oferece flexibilidade para clientes de desktop e notebook, dispositivos thin client e estações de trabalho técnicas de ponta.

O SUSE Linux Enterprise Server foi projetado para lidar com cargas de trabalho de missão crítica.

É uma solução aberta e escalável, que vem com virtualização baseada em Xen, segurança de aplicativos e gerenciamento de sistemas integrados em uma variedade de arquiteturas de hardware.

O SUSE Linux Enterprise Server fornece interoperabilidade com o Windows e outras plataformas e fornece uma base segura para uma ampla gama de necessidades de ponta, departamentais e de data center.

Agora, a SUSE anunciou o lançamento do SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 5.

Novidades do SUSE Linux Enterprise 15 SP5

SUSE Linux Enterprise 15 SP5 lançado com muitas mudanças

O SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension 15 introduz muitas mudanças inovadoras em comparação com o SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension 12. As alterações mais importantes estão listadas abaixo.

Migração do openSUSE Leap para SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension

A partir do SLE 15, há o suporte à migração do openSUSE Leap 15 para o SUSE Linux Enterprise Desktop/SUSE Linux Enterprise Workstation Extension 15.

Mesmo que você decida começar com a distribuição comunitária gratuita, poderá atualizar facilmente para uma distribuição com suporte de classe empresarial .

Pesquisa Estendida de Pacotes

Use o novo comando Zypper zypper search-packages para pesquisar em todos os repositórios SUSE disponíveis para seu produto, mesmo que ainda não estejam ativados.

Essa funcionalidade torna mais fácil para administradores e arquitetos de sistema encontrarem os pacotes de software necessários. Para fazer isso, ele utiliza o SUSE Customer Center.

Kit de desenvolvimento de software

Com o SLE 15, o Kit de Desenvolvimento de Software agora está integrado aos produtos. Os pacotes de desenvolvimento são empacotados juntamente com os pacotes regulares. Além disso, o módulo Development Tools contém ferramentas para desenvolvimento.

RMT Substitui SMT

A SMT (Ferramenta de Gerenciamento de Assinaturas) foi removida. Em vez disso, o RMT (Repository Mirroring Tool) agora permite espelhar repositórios SUSE e repositórios personalizados.

Você pode então registrar sistemas diretamente com o RMT. Em ambientes com segurança reforçada, o RMT também pode fazer proxy de outros servidores RMT.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o SUSE Linux Enterprise 15 SP5

A imagem ISO do SUSE Linux Enterprise 15 SP5 já pode ser baixada acessando a página de produtos da empresa.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile