Sxmo 1.5 lançado com rede, bloqueio de tela e melhorias na interface do usuário

E foi lançado o Sxmo 1.5 com rede, bloqueio de tela e melhorias na interface do usuário. Confira as novidades e veja como instalar/atualizar.

Algumas interfaces de usuário de telefones Linux, como o Plasma Mobile, obtêm inspiração óbvia de outros sistemas operacionais de smartphones modernos, como Android ou iOS. Sxmo não faz isso.

É uma interface de usuário simples e leve com um dynamic window manager (dwm) que usa ladrilhos para empilhar janelas lado a lado, umas sobre as outras ou uma combinação.

Nela, você pode navegar usando uma combinação de pressionamentos de botão e toques e gestos na tela sensível ao toque, e o Sxmo vem com um punhado de aplicativos e scripts simples.

Embora demore um pouco para se acostumar, tendo brincado com o Sxmo algumas vezes no passado, descobri que é uma das interfaces de usuário mais rápidas e responsivas disponíveis para o PinePhone.

Agora, os desenvolvedores lançaram a versão 1.5 do Sxmo.

Novidades do Sxmo 1.5.0

Sxmo 1.5 lançado com rede, bloqueio de tela e melhorias na interface do usuário
Sxmo 1.5 lançado com rede, bloqueio de tela e melhorias na interface do usuário

O Sxmo 1.5.0 adiciona alguns novos recursos, incluindo suporte para configurar um ponto de acesso WiFi a partir do menu de rede do seu telefone e suporte para um bloqueio de proximidade que bloqueia ou desbloqueia automaticamente a tela com base na proximidade (para que a tela não acenda quando o seu telefone está no seu bolso, por exemplo).

Sxmo 1.5.0 também traz uma série de ajustes de desempenho e interface do usuário e algumas mudanças subjacentes.

No geral, Sxmo continua a ser uma interface de usuário simples e rápida para dispositivos móveis Linux. Na verdade, ele é tão bem otimizado que pode fazer até mesmo um smartphone simples como o PinePhone parecer rápido.

Mas em breve você poderá usar o Sxmo em outros dispositivos além do PinePhone. Os desenvolvedores começaram a criar perfis de dispositivo para telefones adicionais, incluindo o Purism Librem 5, Google Nexus 5 e Wileyfox Swift.

O software usa um gerenciador de janelas dinâmico para agrupar as janelas em uma série de janelas que podem ser posicionadas lado a lado, uma sobre a outra ou em outras orientações, se você quiser ver três ou mais aplicativos ao mesmo tempo.

Sxmo 1.5.0 está disponível como uma opção de interface de usuário para postmarketOS v21.06.1, que é uma nova compilação estável desse sistema operacional que deve estar disponível em breve.

Mas quem está executando o PostmarketOS v21.03 Edge pode experimentá-lo executando um comando “apk update && apk upgrade -a“.

Você pode encontrar um resumo das mudanças no Sxmo 1.5.0 no anúncio de lançamento, mas alguns destaques incluem:

  • Novo papel de parede padrão
  • Menu de contato aprimorado
  • Sistema de bloqueio de tela atualizado
  • Os menus Sxmo agora são compatíveis com ssh, permitindo que você os execute a partir de uma sessão ssh
  • Recursos aprimorados de chamadas telefônicas (incluindo análise de números recebidos e tratamento de chamadas recebidas e comportamento de atendimento)

Como atualizar

A maneira mais fácil de experimentar a versão mais recente do Sxmo é usar uma compilação recente do postmarketOS com Sxmo para o PinePhone, escolhendo uma compilação postmarketOS v21.03 ou uma compilação de borda.

Atualize o sistema operacional em um cartão microSD ou no armazenamento embutido do PinePhone e você deve inicializar no Sxmo 1.4 ou posterior.

Se você quiser ter certeza de que tem o software mais recente, siga as instruções do Sxmo para atualizar todos os pacotes para a versão mais recente usando um dos seguintes métodos:

  1. Abra o Menu do sistema, navegue até Config e escolha a opção Atualizar pacotes.
  2. Abra uma janela de terminal e digite “apk update && apk upgrade -a” (sem as aspas).
  3. Note que se tiver problemas para fazer o segundo método funcionar até separar os comandos e executá-los um após o outro, primeiro usando “apk update” e depois “apk upgrade -a“.
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.